[Talk-br] Ruas com numerais no nome

Quarta Novembro 6 14:27:39 UTC 2013

Eu coloco sempre o numeral com algarismos na tag name e a versão
literal na tag official_name. Assim, "rua vinte e cinco de outubro"
fica:
- name="Rua 25 de Outubro"
- official_name="Rua Vinte e Cinco de Outubro"

Quando a rua é muito referenciada por numerais romanos pela imprensa
(caso das vias mais antigas), faço assim:
- name="Praça XV de Novembro"
- alt_name="Praça 15 de Novembro"
- official_name="Praça Quinze de Novembro"

Um exemplo com ordinais:
- name="Avenida 1º de Maio"
- alt_name="Avenida 1o de Maio"
- official_name="Avenida Primeiro de Maio"

Razões pra isso:
- as pessoas entendem bem todas essas versões, e há igual
probabilidade de procurarem por qualquer uma delas, então todas devem
ser indexadas
- com algarismos (sem zeros à esquerda) fica mais compacto no mapa e
com isso mais informação pode ser mostrada de uma só vez
- a maioria dos casos são denominações prévias e não nomes, então a
maioria dessas ruas nem tem placas pra indicar a melhor forma de
escrever o nome, assim acho que temos alguma liberdade para escolher a
melhor forma de representar

Tendo feito zilhões de correções sobre informações de fontes
"oficiais" como o IBGE e o LABGEO/UFRGS, eu não ficaria tão preso à
forma com que esses órgãos representam a informação, particularmente
quando há formas melhores e mais naturais.

Dá pra aplicar essa formatação "rapidamente" usando o JOSM mesmo,
buscando por cada uma das palavras comuns em números: um, dois, ...
vinte, trinta... cem, mil, primeiro, segundo... etc.

Fiz isso aqui em Porto Alegre, dêem uma olhada no resultado:
http://www.openstreetmap.org/#map=17/-30.03105/-51.11326
http://www.openstreetmap.org/#map=17/-30.01145/-51.11646
http://www.openstreetmap.org/#map=19/-30.02843/-51.22702
http://www.openstreetmap.org/#map=18/-30.02679/-51.20241