[Talk-br] ICMBio

Domingo Novembro 10 20:24:20 UTC 2013

Se entendi bem, essa informação cobre o território nacional inteiro, certo?
Então vou ser um pouco mais exigente, até porque tivemos uma grande
discussão sobre o assunto das licenças aqui na lista uns meses atrás..

Você perguntou a eles se a informação é de "domínio público" e eles
responderam que a informação é "considerada pública" e que pode ser
utilizada desde que seja citada a fonte. Ótimo, mas faltam duas coisas
nessa afirmação:
- ela não diz se você tem o direito de relicenciar e cobrar por serviços
que disponibilizam esses dados (a licença ODbL permite)
- ela não diz como a citação deve ser feita

O OSM, por exemplo, exige que a citação seja feita sempre que qualquer
parte da informação for apresentada, num lugar visível (sobre o mapa, ou
bem próximo dele). Toda vez que você encontrar alguém usando os dados do
OSM, repare que sempre há um overlay no mapa citando o OSM, ou um link pra
uma página que cita o OSM (como no caso do Foursquare). Nos casos em que
descobrimos que isso não foi seguido, entramos em contato e solicitamos que
acrescentassem (aconteceu com a Folha e com o Globo no auge dos protestos).

Se for esse o tipo de citação que o ICMBio espera (sempre visível), o lugar
pra "citar" é esta página: http://www.openstreetmap.org/copyright

O mais seguro é verificar se eles estão de acordo com esse mecanismo de
citação. Basta fazer isso uma vez.

Citar nessa página significa copiar a mensagem deles pra lista import,
traduzindo para o inglês, e explicando os pormenores pra comunidade
internacional. Posso ajudar com isso. Se não acharem nenhum problema,
acrescentarão um link para a sua mensagem aqui, pra poupar esse esforço
todo no futuro: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Potential_Datasources

O outro mecanismo seria usar apenas a tag "source" em cada objeto
importado. Com o IBGE, pra ter certeza absoluta, confirmamos se essa forma
de atribuição era aceitável, ressaltando que:
- a fonte não fica imediatamente visível
- pro usuário descobrir a fonte, é necessário entrar no modo de edição e
selecionar o objeto de interesse

Eles aceitaram, e temos cópia da mensagem que diz isso, então estamos
tranquilos. O ideal é que você confirme esses detalhes também. Imagino que
lhe responderão com a mesma prontidão.

Resolvido esse problema (sei que é chato), antes de fazer o upload, não
esqueça de escrever no wiki um artigo sobre a importação (quais tags você
removeu, quais você converteu e como, se houve alteração na geometria - não
esqueça de aplicar o simplificador do JOSM). Daí nos passe o link pro
artigo para conferirmos (lembre que é mais fácil consertar problemas -
grandes ou pequenos - antes do upload que depois). É bem interessante
também acrescentar no artigo links para as suas comunicações com eles.

Ah, e não esqueça de usar um usuário específico para fazer a importação.