[Talk-br] Fwd: Porto Alegre lançou portal de open data

Augusto Stoffel arstoffel em yahoo.com.br
Quarta Novembro 13 17:53:10 UTC 2013

Aqui vai uma pergunta: em princípio dados disponibilizados sob a licença
CC-BY ou coisa moralmente similar só devem ser importados depois de
termos certeza que as possibilidades um pouco limitadas do OSM de fazer
a atribuição de autoria são considerados suficientes pelo autor dos dados.

Neste caso do datapoa, em que a licença é ODbL, estamos na mesma
situação, não estamos?  Ou existe algum detalhe tecnico que diferencia o
caso CC-BY do caso ODbL?

Abrindo um parêntesis, a prefeitura de Porto Alegre encomentou um
aerolevantamento da cidade recentemente.  Eu descobri que eles estão
estudando disponibilizá-lo de forma restrita, talvez mediante pagamento.
 Tem gente na prefeitura que entende que o aerolevantamento não é uma
"informação" que possa ser obtida via Lei de Acesso à Informação.  Esse
ponto de vista está certamente equivocado (se procurares a LAI, ela
define "informação" de forma bem ampla).  Se alguém estiver interessado
em brincar de gladiador legal, eu tenho uma sugestão: solicitar todos os
dados do aerolevantamento à prefeitura; se eles negarem sob esse
argumento de que não é informação, tem-se um ótimo contra-arugmento para
usar em um recurso.  Eles poderiam negar o acesso sob outras alegações,
tipo segredo industrial ou segurança; para esses casos também não seria
difícil contra-argumentar.  Posso repassar uns documentos que obtive
sobre o tema se alguém tiver interesse.

Outra coisa que legal de tentar obter da prefeitura seria o contorno das
edificações e endereçamento atômico.  Talvez se conseguíssemos contatar
alguém do datapoa.com sensível ao nosso ponto de vista, seria uma chance
de fazer a coisa ir para frente.