[Talk-br] ICMBio

Augusto Stoffel arstoffel em yahoo.com.br
Sábado Novembro 23 23:18:41 UTC 2013

Alterei o script e a wiki de acordo com as sugestões (comentários
abaixo).

Sobre o condicional para adicionar a tag leisure=nature_reserve, a idéia
é a seguinte.  UCs vêm em duas classes: proteção integral e uso
sustentável.  Pensei em adicionar a tag leisure=nature_reserve (a qual,
ao contrário de boundary=national_park, é renderizada em níveis de zoom
altos) apenas às UCs de proteção integral, já que dentro de uma área de
uso sustentável pode haver estradas, plantações, e quem sabe até bairros
ou vilarejos.  Aqui está um exemplo de área marcada com
boundary=national_park e sem leisure=nature_reserve:
http://www.openstreetmap.org/#map=11/5.0619/-76.0371 .  No futuro,
terras indígenas poderiam ser tratadas como UCs de uso sustentável para
fins de renderização.

Alguém sabe me explicar por que esta via, etiquetada com
boundary=national_park, não é renderizada?

Fora isso, a única questão que ainda não está muito clara para mim é o
que dizer para o DWG sobre o aceite dos termos do colaborador por parte
do originador dos dados.

On Mon, 2013-11-18 at 09:15 -0200, Fernando Trebien wrote:
> Oi Augusto,
>

> Sua proposta me parece muito bem escrita mesmo. Tenho umas sugestões
> (nada muito importante, só refinamentos) e uma dúvida:
>

> 1. A tag "ref" raramente tem sido usada com um identificador de país
> (:br, :uk, :de, etc.), pra seguir o mesmo estilo você usaria apenas
> ref:CNUC.

OK

> 2. Da mesma forma, a tag "url:en" poderia ser simplesmente "url", já
> que a língua padrão do OSM é o inglês. Apenas "url" tende a ser mais
> suportada por aplicações.

OK

> 3. Em "operator" você poderia colocar "ICMBio", não precisa ser o nome
> completo - isso economiza espaço na base de dados, e procurando no
> Google qualquer pessoa descobre o que significa.

Aqui eu realmente prefiro manter por extenso.  Supondo que num futuro
UCs estaduais e municipais sejam adicionadas, seria preferível não usar
abreviaturas obscuras para orgãos governamentais locais.

> 4. Nunca vi usarem a tag "source:license", parece ser muito pouco
> usada (http://taginfo.openstreetmap.org/keys/source%3Alicense),
> acredito que essa informação pode ser encontrada na sua página de
> importação no wiki mesmo.
OK

> 5. Acho que você poderia complementar a variável "title_exceptions"
> com mais alguns casos, eis o que eu uso nos meus scripts: ['e', 'ou',
> 'o', 'a', 'os', 'as', 'de', 'do', 'da', 'dos', 'das', 'em', 'no',
> 'na', 'nos', 'nas', 'per', 'pelo', 'pela', 'pelos', 'pelas', 'por',
> 'para', 'entre', 'del', 'lo', 'la', 'los', 'las', 'di', 'du', 'van',
> 'von']
OK

> Uma exceção que requer tratamento manual é o de nomes que começam com
> d-apóstrofe, como "d'Avila". Uma busca simples no JOSM antes de fazer
> o upload deve lhe permitir encontrar todos esses casos. Só cuidado que
> o apóstrofe pode ser 3 símbolos diferentes: ', ` ou ´
Acho que o meu script trataria esse caso corretamente se se adicionasse
apóstrofe como um separador de palavras e 'd' como uma exceção.  De
qualquer forma, vou fazer uma revisão manual nos resultados, então basta
que o script funcione 95% das vezes.