[Talk-br] Mapeando locais religiosos

Edil Queiroz de Araujo edileqa em gmail.com
Quarta Outubro 30 14:19:19 UTC 2013

Olá pessoal,

Não sei se o assunto do tópico foi mais adequado, pois trata-se de quatro
questões a respeito de uma mesma região, o bairro Capela do Alto, Guapiara,
SP, um bairro de tradições e concentrações religiosas.

Não sei se deveria colocar as quatro questões no mesmo tópico, caso seja
muito abrangente podemos tratar do primeiro assunto e assim vamos por
partes, he he :)

 Segue link da região no OpenStreetView, com algumas fotos dos itens
mapeados:
http://openstreetview.org/?lat=-24.186362971273603&lon=-48.47936153411796&zoom=14

 A primeira, é sobre a Rodovia Maria Mãe dos Caminhantes: Embora esse
assunto já tenha gerado muitas discussões nesta lista, levanto esta dúvida
devido a algumas características especiais que ela possui, como: Não é
pavimentada, liga diretamente a SP-250 (ou SP-252?) ao bairro capela do
Alto e ao mesmo tempo serve de via sacra, um grande cruzeiro dividido em 15
estações até o bairro – ou seja, muitos pedestres devido ao tema religioso
desta via. Isso me levou a classifica-la como “living street”. Mas gostaria
de questionar esse meu ponto de vista, pois é uma caso especial.

 A segunda é sobre cruzeiros, especificamente as cruzes que demarcam as
estações. Qual é o procedimento correto para se mapear esse item? Eu apenas
coloquei um nó ou ponto individual ao lado da via e defini
“historic=wayside_cross”, o que não renderizou. Experimentei então criar um
quadrado com a mesma tag e deu certo, mas acho que não fiz o correto.

 A terceira é sobre estátuas. Ainda não sei qual procedimento correto de se
mapear uma estátua. Lá tem várias. Quais são as instruções?

 A quarta seria sobre a igreja que fica bem no centro do bairro... na
renderização o nome não aparece. Isso seria porque usei apenas um nó e não
uma área?

 Ah, estou usando o editor JOSM. Aproveitando a questão da tag source, vou
cuidar desse detalhe que faltou em algumas edições que fiz :(

*Edil Queiroz de Araujo*
Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas<http://projetorgmsp.blogspot.com.br/>