[Talk-br] Dados suspeitos sem resposta dos autores

John Packer john.packer7 em gmail.com
Segunda Fevereiro 10 02:02:10 UTC 2014

Marcelo,

Já existe um manual básico, e em português:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Beginners_Guide
Uma alternativa é o LearnOSM http://learnosm.org/pt/

Pessoalmente eu já acho díficil encontrar pessoas para mapear, o editor web
iD já foi criado com o objetivo de facilitar essa iniciação(não está
perfeito, mas está muito bom), se for pedir para lerem um manual só para
mapear algo rápido, quantos que vão ler e/ou continuar mapeando?

Temos que ver como facilitar aos usuários encontrar essa informação.
Uma sugestão minha seria: Se, nos primeiros conjuntos de alteração de um
usuário, ele adicionar um número elevado de vias (digamos, mais de 20), o
OSM pergunta se ele está ciente sobre as licenças, e aponta para o guia
para iniciantes.
Se concordarem, eu mesmo abro essa questão no repositório de
desenvolvimento do iD (editor web do OSM).

e além disso alguma ferramenta que listasse os novos mappers, para que
> fosse possível enviar uma mensagem de boas vindas, explicando a importância
> de não se mapear copiando de fontes sem licença adequada.

Para ver os mapeadores novos e atividade de uma região, tem as fontes
*newestosm* e o WHODIDIT que dá pra conseguir neste site:
http://tyrasd.github.io/osm-qa-feeds/
Como tem relativamente pouca atividade na minha região, eu me dou o
privilégio de dar as boas vindas. Felizmente não cheguei a ver nenhum caso
suspeito até agora.