[Talk-br] Como mapear numeração de ruas?

Segunda Fevereiro 10 13:06:24 UTC 2014

Algo "parecido" acontece aqui em Porto Alegre. Quando uma rua ainda
não foi nomeada, ela tem um número. Depois que foi nomeada, o número
deixa de valer. O número é essencialmente um "nome preliminar" e vai
na tag "name" no OSM, já que é usado como nome da rua no endereçamento
postal. Nomes são dados bem antes que a rua se torne importante, então
dificilmente alguém é drasticamente afetado pela mudança. Talvez em
Jaraguá eles mantenham o número pra evitar confusões.

Se a visão da prefeitura de Jaraguá é que se passe a usar o nome ao
invés do número (quer dizer, se o "nome" é considerado oficial e o
"número" é considerado um antecessor que ainda é uma alternativa
válida), então o "nome" deveria ir na tag "name" e o número poderia ir
tanto em "alt_name" (se for algo permanente) ou em "old_name" (se a
idéia é parar de usá-lo aos poucos). Enquanto não houver nome, só
número, o número poderia ir na tag "name" mesmo (afinal, é o único
nome disponível). Ninguém melhor do que a própria prefeitura para
esclarecer a intenção desse sistema. Talvez os moradores mais antigos
da cidade possam dar algum indício também.

Eu concordo que "ref" deveria servir pra isso, mas essa tag parece ter
sido feita para usos bem específicos, como para rodovias e estruturas
repetidas como estacionamentos. Talvez por isso o render fique ruim
nessas vias locais - porque é tão pouco usado nelas que ninguém se
preocupou em solicitar uma renderização melhor.

Traz esse usuário aqui pra lista, acho que fica mais fácil. Eu
perguntaria pra ele:
- confundiria um morador se no mapa aparecessem só os "nomes", e os
números só quando a rua não tivesse "nome"?
- confundiria um morador se ela pesquisasse pelo número de uma rua e
viesse no resultado uma rua com nome?
- confundiria um morador se no mapa aparecessem só os "números"?
- ao procurar a rua numa listagem ou ao usar um GPS, um morador
procuraria pelo nome da rua, pelo seu número, ou pelos dois
concatenados (tal como aparece nas placas), ou cada pessoa poderia
fazer diferente? Se puderem procurar de diversas formas, qual a mais
comum?
- apesar de aparecer dessa forma nas placas, na imprensa e nas
publicações da prefeitura se usa também esse formato (número + nome)
ou há uma preferência por um dos dois?