[Talk-br] Problema de usabilidade do editor de endereços do iD

Quinta Fevereiro 13 14:13:21 UTC 2014

Eu quase traduzi o "123" por "Nº de porta" (um termo que andou
circulando bastante por aqui). Se quiserem, posso alterar lá. Acho que
mostrar a informação correta nesses campos já deve resolver mais de
95% dos casos em que são usados de forma incorreta. Eu não trocaria
"Complemento" por "Apt/Sala/Conjunto" porque isso daria a impressão de
que só esses 3 são complementos válidos.

Addr:door e addr:unit não são interpoláveis (pois podem ter letras),
logo não afetam o geocoding, logo servem apenas para informação, tal
como addr:housename. Somadas, essas duas não chegaram a 7 mil usos
desde que a proposta foi aprovada em 2011, contra 225 mil usos da tag
addr:housename. Nesse ritmo, é provável que nunca sejam suportadas por
aplicações, enquanto que addr:housename já é suportada por algumas.
Ela quase sempre se combina com addr:housenumber, sugerindo a mesma
função do nosso "complemento" brasileiro:
http://taginfo.openstreetmap.org/keys/addr%3Ahousename#combinations

A vantagem de se usar addr:housename como complemento é que daria pra
especificá-lo da mesma forma que se usa em endereços postais, com os
mesmos termos usados pelo proprietário
(bloco/conjunto/apartamento/sala/etc.). Pode haver casos em que se tem
mais de 2 níveis de subdivisão da propriedade, e nesses casos
addr:door e addr:unit não seriam suficientes, mas addr:housename sim.
Por tudo isso, acho que addr:housename acaba sendo mais prática, e não
se perde informação com ela, e não se ganha nada com as outras duas
tags.