[Talk-br] Criar Layers novos

Quarta Fevereiro 19 19:06:48 UTC 2014

Olá Clément,

Já passei por algumas informações que parecem não se adequar ao OSM,
mas a principal vantagem do OSM é que podemos criar novas tags para
representar informação nova. O ideal é que se discuta isso num nível
mundial pra ver se a mesma necessidade existe em outro lugar e se tem
como entrar num acordo sobre quais tags utilizar. Para necessidades
mais específicas, você pode criar um servidor OSM próprio e usar as
suas próprias tags e visualizações.

Algumas dessas coisas eu sei que já podem fazer parte do mapa
principal hoje. Das coisas que você citou:
- uso do solo: alguns usos básicos são definidos pelas tags "landuse"
(quando há atividade humana) e "natural" (quando não há):
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:landuse,
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:natural
- alturas de edifícios são mapeadas com as tags height e
building:levels nos próprios edifícios
- tipo de uso de edifício é estabelecido pelo valor da tag building:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:building
- estabelecimentos (geralmente valores da tag amenity, mas tem outros)
descrevem o seu próprio uso, você pode criar categorias agrupando
esses valores na sua aplicação/mapa (como o John disse, algumas delas
já existem no ITO Map:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/ITO_Map#Full_map_list)

Quanto ao saneamento, você pode mapear tubulações de diversos tipos
(água e esgoto: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pipeline) e
estruturas ligadas ao tratamento da água
(http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:man_made%3Dwater_works,
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:man_made%3Dwastewater_plant,
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:man_made%3Dwater_tower). Será
que isso já não cobre quase todas as necessidades de vocês?

Se precisar de ajuda com o significado desses termos, essa página pode
ajudar (mas aceitamos sugestões):
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Refer%C3%AAncia

Ah, só lembrando: se for colocar muitos dados no OSM, tem que seguir o
guia e importação:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Import/Guidelines