[Talk-br] Mapnik: idéias para representar vias não-pavimentadas

Quarta Janeiro 1 16:35:15 UTC 2014

Pessoal,

A discussão na lista tagging sobre alterar o estilo do Mapnik para
representar vias não-pavimentadas parece estar ganhando fôlego, com o
mantenedor do Mapnik interessado. Ele me perguntou como mapas comerciais
representam essas vias no Brasil, e eu passei pra ele os seguintes exemplos:

- O Google renderiza como linhas mais finas e esmaecidas (
http://goo.gl/maps/9ErFf), mas apenas em níveis de ampliação mais distantes
- O Bing renderiza como linhas esmaecidas e ligeiramente douradas, mas
também em níveis de ampliação mais distantes (http://binged.it/1cY5c01)
- O Here.com renderiza como linhas ligeiramente esmaecidas e cinzas em
qualquer nível de ampliação (
http://here.com/-29.9938308,-51.1125391,14,0,0,normal.day)
- O Navigon (GPS que eu usava) não faz qualquer distinção

Vocês que já usaram outros sistemas (Garmin, iGO, etc.) podem informar se
eles representam essa situação de forma especial?

Na opinião dele, a melhor forma de representar essas ruas seria com uma
borda tracejada (ao invés da borda contínua), mas isso em parte é porque
ele é holandês, e é assim que ele viu essa informação sendo representada em
sistemas holandeses.