[Talk-br] Erros comuns encontrados nos dados

Quarta Janeiro 1 20:00:32 UTC 2014

2014/1/1 Marcelo Pereira <pereiraholder em gmail.com>:
> Eu notei que aqui no mapa de Recife, a grande maioria das vias está sem o
> identificador no início, por exemplo, ao invés de Rua da Aurora, somente
> Aurora.

O tipo do local/via faz parte do logradouro.
Se existir uma Alameda Aurora, uma Rua Aurora e uma Avenida Aurora,
mas todos estiverem como "Aurora" apenas, como as pessoas vão
distingui-las?
Também fica estranho ao se procurar um endereço (numa aplicação de
navegação por GPS, por exemplo) e ter apenas nomes sem o tipo do
local.

> Se for, como consertar isso ?

Por enquanto na mão.
Automatizar isso pode gerar erros (se existir locais com nome igual e
tipo diferente, como acima) e/ou requer uma base existente de nomes de
ruas para verificar os dados (para saber o que é uma rua, uma avenida,
etc).
A gente já conversou sobre isso nesse tópico:
https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2013-December/thread.html#4648
(Corretor automático de abreviações)

> Eu tenho uma ideia, mas não sei se é factível, baixar o mapa todo, ou por
> pedaços, exportar para um editor de textos ( ainda não entendi como fazer
> replaces no JOSM, usando REGEX ), consertar o que encontrar, e depois fazer
> o Upload de tudo o que tiver sido modificado.

Subistituir com regex no JOSM não dá.
Dá para editar o arquivo na mão (é um XML) ou com script (isso vai
cair ali no link acima).

> Se eu demorar muito em uma parte do mapa, e outros usuários tiverem
> modificado onde eu estava mexendo, isso aparece como conflito na hora do
> upload ?

Se mexerem no mesmo objeto que você está modificando, sim.
Mas nesse caso é fácil. Se você só mexeu no nome do objeto e deu
conflito, você aplica todas as modificações da outra pessoa e mantém o
seu nome durante a resolução do conflito.