[Talk-br] Mapnik: idéias para representar vias não-pavimentadas

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Sexta Janeiro 3 12:07:44 UTC 2014


Agrego ao citado pelo Paulo Carvalho a importância da distinção de via pavimentada e não pavimentada para a navegação visual e também para analise visual das vias que irão requerem pavimentação.
Mesmo com a facilidade quando da edição de se configurar uma via não pavimentada, essa não está sendo renderizada como tal e, consequentemente, não retratada assim no Mapnik.
Esse problema é mais sentido no território nacional já que grande parte da malha viária dele, em especial nas zonas interioranas e rurais, não recebeu pavimentação asfáltica.
Todos os mapas comerciais para navegadores GPS estampam essas vias na cor marrom e com bordas tracejadas. Os navegadores GPS, além de outras, tem a função de se evitar vias não pavimentadas quando do roteamento.
Pode o utilizador GPS modificar a representação da via não pavimentada no mapa, entretanto quando estávamos desenvolvendo TYP para aplicação no mapa Tracksource enfrentamos o problema de não existência de código para distinção de via principal não pavimentada e via normal não pavimentada. Não existe, até hoje, distinção dessas, penalizando em muito o roteamento quando a malha viária na área não recebeu ainda pavimentação.
Do exposto sou favorável a representação dessas vias no Mapnik com bordas tracejadas porém agregando ao desenho distinção quando primária e secundária.
[]s
Marcio
From: Paulo Carvalho 
Sent: Friday, January 3, 2014 9:21 AM
To: OpenStreetMap no Brasil 
Subject: Re: [Talk-br]Mapnik: idéias para representar vias não-pavimentadas

Concordo.  Com as vias desenhadas da mesma forma fica difícil até conferir trechos com ou sem pavimentação e isso é muito relevante no roteamento.



Em 1 de janeiro de 2014 14:35, Fernando Trebien <fernando.trebien em gmail.com> escreveu:

  Pessoal,

  A discussão na lista tagging sobre alterar o estilo do Mapnik para representar vias não-pavimentadas parece estar ganhando fôlego, com o mantenedor do Mapnik interessado. Ele me perguntou como mapas comerciais representam essas vias no Brasil, e eu passei pra ele os seguintes exemplos:


  - O Google renderiza como linhas mais finas e esmaecidas (http://goo.gl/maps/9ErFf), mas apenas em níveis de ampliação mais distantes
  - O Bing renderiza como linhas esmaecidas e ligeiramente douradas, mas também em níveis de ampliação mais distantes (http://binged.it/1cY5c01)

  - O Here.com renderiza como linhas ligeiramente esmaecidas e cinzas em qualquer nível de ampliação (http://here.com/-29.9938308,-51.1125391,14,0,0,normal.day)

  - O Navigon (GPS que eu usava) não faz qualquer distinção


  Vocês que já usaram outros sistemas (Garmin, iGO, etc.) podem informar se eles representam essa situação de forma especial?


  Na opinião dele, a melhor forma de representar essas ruas seria com uma borda tracejada (ao invés da borda contínua), mas isso em parte é porque ele é holandês, e é assim que ele viu essa informação sendo representada em sistemas holandeses.


  -- 
  Fernando Trebien
  +55 (51) 9962-5409

  "The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
  "The speed of software halves every 18 months." (Gates' law) 

  _______________________________________________
  Talk-br mailing list
  Talk-br em openstreetmap.org
  https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br





--------------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
Talk-br mailing list
Talk-br em openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20140103/d4cb47ff/attachment-0001.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br