[Talk-br] Acessos, Agulhas, retornos, etc

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Segunda Janeiro 6 22:51:12 UTC 2014

Fernando,
agradeço a pronta resposta, mas ainda restaram duvidas.

1. Para acessos que ligam duas vias residenciais, você pode classificar o acesso como "via residencial" também. De fato, não há tipos de ligação (como em primary_link ou secondary_link) específicos para essa classe de vias. Só existem tipos específicos para ligações envolvendo: motorway, trunk, primary, secondary e tertiary. Para os demais tipos, você pode usar os tipos básicos mesmo (aqueles sem "ligação" no nome do tipo), seguindo a classificação normal das vias:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a

Já havia lido atentamente o descrito em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a e ali não identifiquei referência a “acesso” de via residencial a outra.

Classificando o acesso que liga duas vias residenciais na categoria via residencial estaria eu deixando sem nome aquela via e pelo que observei até agora o validador do  JOSM emite AVISO quando isso ocorre.

Qual seriam os tipos básicos que não recebem nome? Até agora só fui apresentado ao de Serviços e onde tenho aplicado os corredores de estacionamento.

O motivo para as ligações não levarem um "nome" é porque essas ligações não têm nome oficial (não têm placa com nome). Acrescentar um nome fictício a elas seria apenas "inventar" algo que não existe com o propósito de fazer alguma aplicação funcionar melhor. Além disso,
esses nomes inventados não seriam distintos o suficiente para identificar o acesso unicamente - vários acessos teriam exatamente o mesmo nome ao longo da mesma via. Isso prejudicaria algumas aplicações que fazem busca por nomes de ruas (como GPSs, por exemplo): nelas,
viria o nome da rua e também o de todos os seus acessos com exatamente o mesmo nome, não necessariamente nessa ordem conveniente.
Me perdoe discordar, mas geralmente a grande maioria dos acessos é sinalizada como Acesso a um bairro ou acesso a Rua tal.
Aqui no Rio mesmo, a Linha Amarela, que não é uma via Residencial, tem suas saídas numeradas. Assim o carioca encontra facilmente, por exemplo, a saída 10 dela.
Sou favorável a que um acesso contenha o nome indicativo da sinalização que o antecede. porque isso irá identificar, para qualquer utilidade, de que se trata aquele trecho de via.

[]s
Marcio

No OSM não existem "acessos" e sim links ou ligações (depende da
tradução), que são usados para acessos, saídas, retornos, rotatórias
etc.

[...]

2. Uma ligação sempre recebe a maior classificação entre destino e
origem. Por exemplo, um acesso de/para uma terciária para/de uma
secundária (ou seja, tanto faz se é entrada ou se é saída da
secundária) será sempre secondary_link (ligação secundária); ou seja,
sempre é do mesmo tipo da via mais importante. Isso tem efeito sobre a
forma com que o mapa do site principal é desenhado: a ligação aparece
por cima da via terciária nesse exemplo, chamando a atenção para os
acessos à via secundária, que é mais importante. A ordem de
importância das vias no OSM é: motorway, depois trunk, primary,
secondary, tertiary, e residential/unclassified.