[Talk-br] Acessos, Agulhas, retornos, etc

Segunda Janeiro 6 22:05:49 UTC 2014

No OSM não existem "acessos" e sim links ou ligações (depende da
tradução), que são usados para acessos, saídas, retornos, rotatórias
etc.

1. Para acessos que ligam duas vias residenciais, você pode
classificar o acesso como "via residencial" também. De fato, não há
tipos de ligação (como em primary_link ou secondary_link) específicos
para essa classe de vias. Só existem tipos específicos para ligações
envolvendo: motorway, trunk, primary, secondary e tertiary. Para os
demais tipos, você pode usar os tipos básicos mesmo (aqueles sem
"ligação" no nome do tipo), seguindo a classificação normal das vias:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a

O motivo para as ligações não levarem um "nome" é porque essas
ligações não têm nome oficial (não têm placa com nome). Acrescentar um
nome fictício a elas seria apenas "inventar" algo que não existe com o
propósito de fazer alguma aplicação funcionar melhor. Além disso,
esses nomes inventados não seriam distintos o suficiente para
identificar o acesso unicamente - vários acessos teriam exatamente o
mesmo nome ao longo da mesma via. Isso prejudicaria algumas aplicações
que fazem busca por nomes de ruas (como GPSs, por exemplo): nelas,
viria o nome da rua e também o de todos os seus acessos com exatamente
o mesmo nome, não necessariamente nessa ordem conveniente.

2. Uma ligação sempre recebe a maior classificação entre destino e
origem. Por exemplo, um acesso de/para uma terciária para/de uma
secundária (ou seja, tanto faz se é entrada ou se é saída da
secundária) será sempre secondary_link (ligação secundária); ou seja,
sempre é do mesmo tipo da via mais importante. Isso tem efeito sobre a
forma com que o mapa do site principal é desenhado: a ligação aparece
por cima da via terciária nesse exemplo, chamando a atenção para os
acessos à via secundária, que é mais importante. A ordem de
importância das vias no OSM é: motorway, depois trunk, primary,
secondary, tertiary, e residential/unclassified.