[Talk-br] Excesso de living street em Porto Alegre

Segunda Janeiro 6 23:53:31 UTC 2014

Service (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:highway%3Dservice) é
usado para permitir o acesso a residências e estabelecimentos. O que
define "service" é a sua função, não a sua estrutura. Uma via service
geralmente é uma via que dá acesso a uma propriedade (como um corredor
de estacionamento, uma entrada de garagem, ou um "alley" no sentido
anglófono: uma via que passa ao lado ou nos fundos de várias
residências ou lojas e serve para "acesso de serviço" e não como
acesso principal). Notem que "dar acesso a uma propriedade" não é o
mesmo que "estar na propriedade" ou ser "privada" (por isso a tag
access normalmente é necessária). Isso é mais evidente no exterior
onde muitas casas têm um acesso pela lateral ou pelos fundos, e às
vezes esse acesso dos fundos passa por várias casas (caso em que seria
um "alley"). Sem dúvida, vias com endereço postal (ou seja, numeração
de porta) não são service em lugar nenhum do planeta.

Tomem cuidado com as traduções literais das tags, nem em inglês elas
têm obrigatoriamente o mesmo significado das palavras usadas para
descrevê-las (meu grande esforço em fazer aquela página de referência
é pra tentar tornar isso mais evidente; sei que tá faltando
acrescentar "alley" lá, vou fazer isso agora). Alley se traduz
literamente como beco, e se assemelha fisicamente à descrição física
de um beco, mas logradouros com a designação de "beco" no Brasil não
são alleys nem vias de serviço, assim como certas "avenidas" não
necessariamente são vias importantes hoje (talvez tenham sido no
passado). A entrada dos fundos do supermercado onde passa o caminhão
que o abastece é uma via de serviço bem típica.