[Talk-br] Excesso de living street em Porto Alegre

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Terça Janeiro 7 12:59:21 UTC 2014

Me permitam fazer um outro comentário aqui:

2014/1/6 Augusto Stoffel <arstoffel em yahoo.com.br>

> * Roteamento: Uma das razões para marcar certas vias como
>   contraindicadas seria melhorar o roteamento.  Eu não gosto dos
>   resultados, na prática.  Por exemplo, o trajeto que eu costumava
>   fazer do Campus do Vale da UFRGS até o (defunto) Estádio Olímpico
>   incluía tomar a Barão do Amazonas, Caldre Fião, Oscar Schneider, etc
>   [2].  Esse é provavelmente o caminho ótimo para quem prefere vias
>   secundárias; e talvez seja melhor que o caminho canônico (que
>   seguiria pela Bento Gonçalves até a Azenha) até mesmo para quem
>   prefere vias principais.  No entanto, foi decidido que a Barão do
> [...]

Olha, mapear para roteamento tem os mesmos problemas de mapear para o
renderizador.

Há diversos roteadores, cada um vai te dar resultados diferentes para o
mesmo caso de ir de A para B.

Aqui em BH, nunca um roteador (qualquer que fosse, Google, Tomtom, Osmand
etc) faz os caminhos que eu faria normalmente, seja para onde for.

No final toda rota computada acaba sendo uma aproximação. O ideal é que
você não confie cegamente, ou confie desconfiando.

Se você quiser rotas boas e realistas você tem que ter um esquema que
coleta os hábitos de trajeto dos motoristas, e usar algorítmos de
aprendizado por máquina para computar rotas realmente boas. Você não faz
isto com mapas estáticos.

Por isto não adianta estressar por causa de roteamentos.

Em termos de roteamento meus únicos problemas reais acontecem quando o
roteador me manda fazer um trajeto impossível, por exemplo envolvendo uma
conversão à esquerda que não tem jeito de fazer. Isto sim, tem jeito de
consertar. O resto, não.

abraço

Gerald