[Talk-br] Sobre representação de vias e outros temas

Sérgio A. J. Volkmer sergioajv em gmail.com
Quarta Janeiro 8 11:15:34 UTC 2014

Prezados,

Comecei a bem pouco tempo a participar do OSM, como convida a página
inicial do site  do projeto.

Sobre a imagem com recorte do mapa do exército (não o possuo por inteiro),
estava cansado, não expressei direito. Apenas enviei como exemplo, para
destacar o seguinte: apenas o que é “track” aparece tracejado; o resto das
não pavimentadas está em linha externa contínua. Se fosse tudo tracejado,
me parece que ficaria confuso.

Quanto ao resto dos vários temas discutidos, me parece o seguinte:

Me inscrevi por indicação no talk-br, e já no primeiro dia, ontem, passei o
dia recebendo postagens que lotaram a caixa de e-mail como nunca tinha
acontecido.

Enquanto isto, no pouco tempo em que me é possível, eu tentava contribuir
locando vias que conheço, rurais e urbanas. Como creio que é o que possa
fazer a maioria dos colaboradores sem alto grau de conhecimento de todos os
detalhes.

A maioria dos novos colaboradores, como eu, creio que não saberá sobre o
uso completo de todo o universo de “tags” disponível (e provavelmente nunca
saberá; mesmo entre os colaboradores mais antigos e experientes se vê que
há divergências; me parece normal). Talvez a maior contribuição do universo
de colaboradores seja mapear coisas novas que não se conhece, ou onde ainda
nada está mapeado.

Já me parece útil. Muito útil.

Há boas orientações para mapeamento na página
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Highway, e outras, assim como no
fluxograma proposto. É evidente que sempre haverá detalhes a melhorar em
todos os níveis, localmente aqui no Brasil, ou no projeto em geral no mundo
todo.

Não sei se é assim em todo o mundo. Apenas que se procure evitar afastar
novos colaboradores com um altíssimo grau de problematização (e por vezes
indignação com aquilo que cada um discorda). Ainda não há muita
participação no OSM. É um projeto aberto; e com seriedade, sim, é o que
percebo. Mas se perder o prazer de colaborar, não irá muito para a frente.

Se houver algo de errado nas edições de outros, os mais experientes avisem,
como agradeço as informações e observações que recebo de outros; ou quem
entender melhor sinta-se livre para retificar.

O projeto OSM é muito bacana.

Saudações, bom dia a todos, bom trabalho,
Sérgio

     Sérgio Augusto Jardim Volkmer
           Arquiteto - CAU/RS 51.179-0
            M.A. in Philosophy - PUCRS

                sergioajv em gmail.com
Curriculum: lattes.cnpq.br/5493500986307113