[Talk-br] Ruas residenciais em subúrbios: residential ou living_street?

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Quarta Janeiro 8 21:07:30 UTC 2014

Arlindo,
não havia eu me manifestado nesse assunto até agora, mas neste momento me vejo impelido a fazer.

Não podemos esquecer que a lei de trânsito no Brasil proíbe estacionamento em calçada . É claro que por falta de fiscalização os condutores usam e abusam.

Lei:
Infrações Graves
Estacionar na calçada ou sobre a faixa de pedestre, canteiros centrais, gramados ou jardins públicos.
Multa de R$ 127,69 (120 UFIRs) e remoção do veículo.
Perde 5 Pontos

Não vejo com simpatia se retratar em uma mapa uma situação de highway=living_street só porque naquela via a regra de trânsito é descumprida e as autoridades nada fazem. Estaríamos sendo coniventes com a irregularidade.

[]s
Marcio

From: Arlindo Pereira
Sent: Wednesday, January 8, 2014 4:40 PM
To: OSM talk-br
Subject: [Talk-br] Ruas residenciais em subúrbios: residential ou living_street?

Em determinados ruas residenciais dos subúrbios, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, há a tendência de transformar a calçada (ainda que larga, em alguns casos de 3 a 5m) em extensão do terreno de casa, aonde o proprietário da casa comumente estaciona seu automóvel sobre ela, de forma que os pedestres geralmente andam pela rua mesmo. Em geral essas ruas são asfaltadas, de mão dupla, com limite de 30km/h (às vezes 20), com limitadores de velocidade (aqui no RJ chamamos de "quebra-mola"), esse tipo de coisa. Deixa eu dar um exemplo pertinho de onde moro:

http://goo.gl/maps/Lu5xi

Repare que a senhora está andando na rua, apesar de ter espaço na calçada, simplesmente porque a calçada é utilizada como estacionamento (além de ser mais irregular que o asfalto).

Por enquanto, esta rua está mapeada como highway=residential:

http://www.openstreetmap.org/way/190858955#map=17/-22.82430/-43.30629

Mas eu penso em trocar para highway=living_street, uma vez que para mim ela se configura uma situação completamente diferente de ruas residenciais em outras partes da cidade, a citar como exemplo a Rua Silveira Martins, no Catete:

http://goo.gl/maps/8JhRw

Note que apesar da calçada ser até mais estreita, todos os pedestres trafegam nela; todos os automóveis estão estacionados na faixa de estacionamento, não sobre a calçada. Vejam esta rua no OSM:

http://www.openstreetmap.org/way/5136166#map=18/-22.92606/-43.17666

Na sua opinião, o primeiro tipo de via deveria ser classificada como highway=living_street? Por que?

[]s
Arlindo