[Talk-br] Ruas residenciais em subúrbios: residential ou living_street?

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Sexta Janeiro 10 12:59:41 UTC 2014


Olá Gerald!

Que sites são estes? Poderia compartilhar com a gente? Eu vi seu vídeo no youtube, achei bem interessante.
Divulgamos muita coisa sobre GPS e alertas para GPS no Youtube. Alguns vídeos lá disponibilizados estão com grande aceitação e já superaram a casa de dezenas de milhares de visualizações.

Atualmente administramos os sites:
Voltados a navegação.
http://gpsinfo.com.br que criamos para concentrar informações sobre gps.
http://maparadar.com que tem o mapa em http://mapa.maparadar.com e o fórum onde colhemos informações em http://forum.maparadar.com que mantemos para mapear pontos de alerta para GPS.
http://cocardl.com.br que criamos recentemente e voltado ao que iremos empregar do OSM

Reservado
http://turma6669.com.br reservado aos integrantes da turma da aeronáutica de 1966 da EPCAR / 1969 da Academia da Força Aérea.

A cobertura do OSM no Brazil é altamente variável. Infelizmente a comunidade de pessoas interessadas em mapear no Brazil é muito pequena e ainda por cima divide seus esforços entre dois projetos incomunicáveis (OSM e Tracksource, não sei se há outros ainda). 
Antes que me critiquem: eu penso que as pessoas devem ter total liberdade de participar do projeto que quiserem, mas é fato incontornável que a divisão não é produtiva. 
Me perdoe, mas deduzo de forma diferente.
Compartilho informações em sites dedicados a navegação há muitos anos e pouco se trata do OSM neles. Falta de divulgação adequada? Talvez sim. Eu mesmo já tinha ouvido falar do OSM anos atrás, mas quando fui pesquisar sobre ele e divulgar, me assustei com a quantidade de informações técnicas a respeito e espalhadas pelo Wiki. Apesar de administrar e manter sites meu conhecimento em programação é limitado.
Confesso que continuo assustado com algumas mensagens trocadas aqui nesta lista. Um outro ambiente, de preferência fórum, seria mais adequado e recomendado até porque nele o assunto poderia ser melhor consultado quando necessário. O arquivo de fórum é melhor estruturado do que o de uma lista de correspondência.
Tenho recebido e-mails de companheiros que convidei para esta lista criticando as mensagens altamente técnicas nela trocadas. Se a mim assusta, imagina a eles que não tem a experiência de vocês e nem a minha.
Já fui criticado por ter criado uma lista paralela no endereço cocar em cocardl.com.br , mas a intenção ali é a de comentar assuntos do OSM para aqueles que estão ingressando agora no Projeto. Estamos também concentrando informações uteis daqui resgatadas e postando em nosso fórum do cocardl visando auxiliar ao iniciante.
Não considero que o Tracksource divida colaboradores. Muitos desenvolvedores ativos nele estão editando no OSM. São Projetos diferentes, não podemos compara-los como um todo.
Em que pese que o Tracksource começou a disponibilizar mapa para navegador Navtel e 7Ways, o carro chefe dele é Garmin. Já o OSM é multi utilidades. 
Falo por experiência própria quando sou consultado em um dos sites que administro sobre a melhor base de dados para GPS Garmin, se a fornecida pelo Gpsinfo ou pelo Tracksource. Respondo que a base do Gpsinfo é alimentada pela do Maparadar que conta com inúmeros colaboradores porque ela atende a todos os navegadores GPS. Já a do Tracksource conta com menos colaboradores porque é voltada tão somente para Garmin e por isso só recebe colaborações dos usuários daquele navegador. 
Quando ainda no Tracksource familiarizei muitos no desenvolvimento de mapas e hoje, alguns daqueles, por orientação nossa, já estão editando o mapa OSM. Sem duvida essa ação em muito contribuiu para o incremento de edições observadas neste mês.

Finalizando, esperamos reverter esse quadro de desinformação e para isso criamos o site COCARDL que ainda não foi devidamente divulgado porque esperamos inicialmente adquirir a experiência necessária no OSM para depois sim, fazer a divulgação correta.

[]s
Marcio




From: Gerald Weber 
Sent: Friday, January 10, 2014 9:06 AM
To: OpenStreetMap no Brasil 
Subject: Re: [Talk-br]Ruas residenciais em subúrbios: residential ou living_street?

Oi Marcio




2014/1/10 <thundercel em gpsinfo.com.br>

  Como administro alguns sites decidi promover neles o OSM, mas infelizmente muitos estão criticando e não efetivamente ingressando no Projeto porque ainda faltam muitas cidades a serem mapeadas. Isso os desestimula logo de início.

Que sites são estes? Poderia compartilhar com a gente? Eu vi seu vídeo no youtube, achei bem interessante.

  Recentemente me desloquei para Saquarema, Região dos Lagos no Rio de Janeiro, onde residem filho e netos, e fiquei triste ao constatar que o arruamento do município ainda estava muito a deseja no OSM. Só existiam as rodovias. Atentem que se trata de um município em uma região muito frequentada na época do verão. Nem vou comentar os demais municípios daquela região.

A cobertura do OSM no Brazil é altamente variável. Infelizmente a comunidade de pessoas interessadas em mapear no Brazil é muito pequena e ainda por cima divide seus esforços entre dois projetos incomunicáveis (OSM e Tracksource, não sei se há outros ainda). 

Antes que me critiquem: eu penso que as pessoas devem ter total liberdade de participar do projeto que quiserem, mas é fato incontornável que a divisão não é produtiva. 


  Fazendo meu papel, repriorizei meu tempo e comecei a reservar um pouco dele para dar continuidade a edição do mapa onde é mais requerido.

Também faço isto constantemente. 


  Necessitamos de mais colaboradores e o importante neste momento é incrementar o arruamento no mapa empregando o básico. “Alegorias e adereços” deixemos para quando já tiver sido estruturado o mapa.


A discussão é importante e necessária, mas o Forum é um local mais adequado para isto. 

abraço

Gerald


--------------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
Talk-br mailing list
Talk-br em openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20140110/8a791150/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br