[Talk-br] Inclusão de Paradas de ônibus em Recife e RMR

Quinta Janeiro 16 05:02:49 UTC 2014

Marcelo,

Vou lhe dar um resumo do que lembro de cabeça, os detalhes todos eu só
consigo lhe confirmar quando voltar a Porto Alegre no dia 19 de noite.

No OSM, você não mapeará horários - isso fica no feed GTFS que iria no
servidor OTP, um serviço que alguém teria que instalar, disponibilizar e
pagar pra manter. Na época, pensamos em fazer algo que se sustentasse com
doações. O OSRM não planeja rotas multimodais (que envolvem uma combinação
de meios de transporte diferentes como seria pro transporte público, que
envolve as rotas de ônibus e deslocamentos a pé).

Existem duas formas de representar paradas de ônibus: (1) somente um ponto
highway=bus_stop fora da via (mas pode opcionalmente fazer parte de outra
coisa, como uma calçada ou de uma via com highway=platform), ou (2) um
ponto, linha ou área com public_transport=platform representando onde as
pessoas param - como no caso (1) - acompanhado de um ponto na via com
public_transport=stop_position, e as duas coisas (plataforma e ponto de
parada) como parte de uma relação type=public_transport. Essa segunda
possibilidade nunca vi sendo usada (provavelmente por ser mais complexa),
mas é suportada pelo OTP. É possível ir migrando de uma forma para a outra
gradualmente. Na dúvida, use a forma (1) que tem muito mais suporte por ser
mais antiga.

Acredito que ref deva ser usado apenas para uma numeração oficial das
paradas (caso exista indicada em placas nas paradas). Senão, o melhor é
criar uma tag nova com um namespace associado à fonte, assim: dagp:[nome do
atributo na fonte] (ex.: dagp:numero). Sugiro isso pouco confundiria a
pessoa ao receber uma instrução pra pegar o ônibus na parada 638840, por
exemplo.

Eu deixaria o mínimo possível de tags nas paradas, já que qualquer
informação colocada nelas seria repetida 5600 vezes. Por exemplo, na tag
source, eu colocaria uma sigla, talvez source=DAGP. Eu removeria as tags
addr:city (a maioria dos sistemas sabe identificar a que cidade um ponto
pertence), ref, e o que está em name eu colocaria em dagp:numero (o algo
assim). Idealmente eu passaria as tags de endereço pra pontos fora. As
paradas não têm número de porta, apenas se localizam em frente a
residências que efetivamente têm essa numeração. Se não der pra fazer, ok.

Eu ainda colocaria o fixme escrito em português.

Tem algumas outras coisas importantes que você não chegou a mencionar, como
a estrutura das relações de rota. Pra isso, sugiro que você olhe como o
Vitor fez. Não lembro agora se ele chegou a adicionar as paradas nas
relações (é algo necessário pra se poder gerar um feed GTFS básico a partir
do OSM - e depois só completá-lo com os horários). Outra coisa que lembro é
que faltaram as relações matriz de rota (route master), também fundamentais
pro OTP funcionar (entre outros sistemas).

Vou tentar fazer um exemplo bem completo pra você se basear. Em casa eu já
tenho bastante coisa pronta (bem estudada e comparada com práticas de
outros países).