[Talk-br] [Cocar] Posto de Combustível

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Quinta Janeiro 16 19:34:49 UTC 2014

O maior problema do ser humano é se esquecer que não nasceu sabendo.

Administramos sites voltados para navegação GPS e frequentemente nos deparamos com perguntas infantis ligadas a navegação GPS.

Respeitamos qualquer pergunta, por mais infantil que seja, porque sabemos que aquele que pergunta, além de demonstrar coragem ao procurar sanar sua duvida, ingressa agora nesse infernal universo do GNSS e tudo para ele, nesse aspecto, é novidade.

Me recordo muito bem quando ingressei em novos sistemas e das perguntas infantis que fiz a época e por vezes faço até hoje. Só se adquire experiência experimentando, pesquisando e sanando duvidas com outro se pela pesquisa não encontrar resposta.

Já assimilei que a WIKI do OSM, além de ser referencia é também um espaço de discussão. Espero um dia lá ingressar, argumentar e debater a altura com os que lá participam.

Minha formação profissional me educou a ser estrategista e empregar a tática correta no momento adequado. Para tal deve-se primeiro estudar o “inimigo” e identificar seus pontos fracos a serem primeiro atacados.

Para essa analise estamos garimpando colaboradores e criando uma equipe de trabalho que irá nos apontar as dificuldades. Por essa razão que criamos a lista cocar em cocardl.com.br e o site http://cocardl.com.br > Diria que ambos, por enquanto, podem ser considerados adolescentes não alfabetizados, mas acreditamos que em breve amadurecerão e contribuirão para o alavancamento do OSM no Brasil.

[]s
Marcio

From: Gerald Weber
Sent: Thursday, January 16, 2014 4:44 PM
To: OpenStreetMap no Brasil
Subject: Re: [Talk-br] [Cocar] Posto de Combustível

2014/1/16 <thundercel em gpsinfo.com.br>

  como já citei anteriormente a minha grande crítica ao OSM são as informações técnicas contidas em diversas paginas. Talvez aqueles com mais tempo de OSM já estejam bastante experimentados e não tem a visão daqueles que ora estão ingressando no Projeto.

  Acredito que essa situação afugente um pouco aqueles que desejam colaborar na edição por julgarem complicado o processo de edição.

Você tem uma boa dose de razão aqui. O que acontece é que a wiki do OSM é em grande parte desorganizada. Algumas partes são traduzidas outras não e por aí.

Um erro que se comete, a meu ver, é que a wiki não apenas serve de referência para o mapeador, mas também é espaço de discussão.

Muitas vezes eu chego na tag que eu quero apenas para descobrir que se trata de uma proposta não aprovada ou abandonada. Claramente isto confunde muito.

Agora dito isto, vale para a wiki tudo que vale para o OSM em geral: tudo é feito por voluntários (eu, você, etc). Se alguma coisa não tá boa então alguém tem que se voluntariar ir lá e melhorar, não tem outro jeito.

De todo modo, o retorno de gente que é experiente mas ao mesmo tempo inicia agora no OSM é valioso.

Acho que depois que a gente aprendeu um tanto de tags etc a gente já não se importa com a bagunça da wiki.

Por falar em wik, creio que a página http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a precisava de uma boa limpada. Boa parte da página contém propostas que foram apenas idéias e discussões.

abraço

Gerald