[Talk-br] Dados de Planaltina e região

Segunda Janeiro 27 17:40:51 UTC 2014

Tô pegando o bonde andando, mas quando eu investiguei essa questão, me
pareceu que o fato de os dados virem "no mesmo formato que o usado no
TrackSource" (mesmas práticas, como nomenclatura de ruas e tags
específicas) não caracteriza judicialmente que alguma licença foi
burlada. A pessoa pode ter feito todo o seu trabalho com as
ferramentas do TrackSource, ter guardado uma cópia pra si, e submetido
as mudanças ao projeto TrackSource. A cópia que a pessoa manteve é
propriedade da pessoa ainda (então ela pode fazer o que quiser com sua
própria cópia), mas não o mapa do TrackSource.

O que não é legal:
- submeter dados que foram criados por outras pessoas (ex.:
desenvolvedores anteriores) sem sua permissão e se se certificar de
que eram legais originalmente também
- copiar/extrair dados diretamente do site do TrackSource

Então, se a pessoa tem a informação X e a submete para o TrackSource e
depois para o OSM, ambos vão ter X (exatamente X) e isso está dentro
da lei.

Agora se a pessoa baixar X do TrackSource e submeter pro OSM, ambos
vão ter X (exatamente X, ou seja, exatamente o mesmo) e isso é ilegal
por causa da forma com que foi feito.

Acho que precisamos é que a pessoa que submete a informação se
comprometa com essas restrições todas. O pessoal do TrackSource topa
uma página no wiki onde os importadores possam dizer explicitamente
"importei a informação X, que produzi da forma Y, e está tudo dentro
das regras descritas acima"?