[Talk-br] Permissão de uso dos dados do DNIT

Quarta Julho 23 21:19:01 UTC 2014

É por isso que eu geralmente menciono as possíveis formas de
atribuição quando contato as fontes de dados. Claro, é bem complicado
entrar no detalhe da diferença entre "aparece ao consultar o
histórico" vs "aparece ao selecionar o objeto em modo de edição". Acho
que todas as fontes prefeririam a segunda opção sempre porque fica
mais visível para quem edita o mapa.

Todas as formas de atribução são válidas, os prós e contras têm a ver
com a forma com que se descobre a fonte depois (seja ao
usar/editar/manter o mapa, ou ao rastrear algum problema legal). E
ainda:
1. Se o sistema não impede que a atribuição seja feita nas tags do
changeset, é necessário sempre verificar o histórico de um elemento,
especialmente as tags do changeset que o criou (nenhuma ferramenta
mostra o source de todos os changesets que editaram o elemento).
2. Se o sistema não impede que a atribuição seja feita nas tags do
elemento, é necessário sempre verificar o histórico para ver se essa
tag já existiu algum dia e se foi alterada. No momento, só o JOSM
permite fazer isso com alguma velocidade (selecionar e depois Ctrl+H).

Se a atribuição for feita somente no wiki, é impossível saber de onde
veio cada informação, então é impossível fazer "atribuição". Dá pra
dispensar as tags source no changeset e/ou nos elementos e usar só o
wiki quando atribuição não for um requisito (ou seja, para listar um
"parceiro" do OSM que fornece informações livres). Então, acho que o
melhor (e é o que eu faço):
- sempre atribuir usando as tags dos changesets; e
- de preferência registrar no wiki os links para as comunicações com
as fontes (ex.: links para essas mensagens de e-mail copiadas para a
lista) no lugar apropriado (a artigo em inglês com todas as fontes de
dados); e
- (bônus opcional pra ajudar na manutenção do mapa) se não forem
muitos os elementos importados dessa fonte, também atribuir usando a
tag source por elemento; e (para otimizar a base) nunca aplicar a
pontos sem etiquetas, somente a pontos com informações ou às suas
linhas

"Nullius in verba."