[Talk-br] Mudança na URL da layer TMS do IBGE

Thiago Marcos P. Santos tmpsantos em gmail.com
Quinta Março 20 00:12:26 UTC 2014

> Você tem o link pras imagens originais? Às vezes elas se sobrepõem e
> pode ter alguma informação na imagem original que acabou oculta.

Sim e não. Dá para gerar com o script, mas eu apago depois que gero o
.mbtilespara economizar espaço em disco. :)

Mas não há informação oculta. Pelo que notei, a engine do IBGE não é
sofisticada como a do OSM que renderiza coisas diferentes dependendo
do zoom level. Eu cheguei a testar como o Aun sugeriu, colocando o
"branco" como cor transparente e ficou muito ruim, cheio de riscos,
porque as vezes o overlap é de 80% da imagem e elas não se encaixam
perfeitamente porque as coordenadas estão arrendondadas.

O fato é que 50% das imagens quando processo uma cidade estão
completamente sobrepostas. O script tem um "occlusion culling" (bem
tosco) implementado para descartar estas imagens e deixar o
processamento mais rápido. Rode com -v que ele te fala no final
quantas foram filtradas. Se você rodar com --kml por exemplo, nem
todas as imagens vão para o .kml e fica bem mais rápido de usar no
JOSM + PicLayer.

> (Talvez tenha como amenizar esse problema se tiver como combinar as
> imagens fazendo uma média das cores ou escolhendo a mais escura nas
> partes em que as imagens se sobrepõem.)

Eu acho válido experimentar e tentar melhorar a qualidade dos mapas.
Do jeito como está sendo feito, podemos substituir qualquer cidade com
um rendering novo/melhor a qualquer momento, sem interferir no resto.