[Talk-br] Caminhos como "via" em restrições

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Quarta Março 26 16:43:23 UTC 2014

Nelson,
esse seu ultimo parágrafo nos leva muito a refletir sobre custo x benefício
de se contornar alguma limitação atual.

Tem uma frase (não sei a autoria) que bem diferencia eficiência de eficácia:
"um piloto faz excelentes pousos (eficiente), mas no aeródromo errado"
(ineficaz).

Me agreguei ao OSM não faz muito tempo e confesso que a cada dia mais me
simpatizo com os objetivos dele.

Administrando sites de GPS há vários anos já havia lido alguns comentários
sobre o OSM, mas muito vagos e inconsistentes. Confesso que nunca havia sido
motivado a me aprofundar, naquela época, na pesquisa sobre o OSM.

Talvez esteja aí o problema que afeta o OSM de forma geral citado por você.
Falta gente para fazer as coisas, para mapear, corrigir problemas e/ou
implementar algumas características.

Na minha opinião, um produto para ser bem aceito no mercado deve atender as
necessidades atuais desse mercado, mesmo que tenha de ser modificado em
certas características que farão com que no futuro, quando as aplicações
forem aperfeiçoadas, venha gerar trabalho.

Confesso que nos sites que administro venho tentando motivar o pessoal para
ingresso no OSM, mas está sendo difícil a mim, empregando uma visão
futurista, argumentar contra as criticas. Infelizmente o pessoal, em
especial o brasileiro, quer ver resultado prático de emprego do mapa OSM.

[]s
Marcio