[Talk-br] Baixar todos objetos de uma changeset pelo JOSM

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Sábado Dezembro 5 12:47:37 UTC 2015

Olá Rusley

bem vindo ao projeto :)

Os novos elementos que você introduz na base não existem de maneira
isolada, mas conectam com os outros elementos às vezes de uma maneira
inesperada. Assim, baixar somente os objetos que você introduziu não ajuda
realmente a validar suas edições. É preciso saber como estes elementos
interagem com o que já existe na base.

Vou dar um exemplo bem simples mas que acontece com certa frequência.
Imagine que você mapeia as ruas de um bairro. Só que antes outra pessoa já
tinha inserido um córrego. Tomado isoladamente o mapeamento das ruas está
correto. Mas em conjunto as ruas cruzam com o córrego. No JOSM você
receberia um aviso sobre vias cruzado. Então terá de tomar algumas
providências adicionais como colocar uma ponte e a tag layer para estabeler
qual elemento passa por cima e qual passa por baixo. Se você baixasse
somente as vias mapeadas, sem o córrego, não receberá aviso algum e pode
chegar a conclusão errada de que tudo esta em ordem.

Quanto mais uma região vai sendo mapeada mais intrincado ficam as relações
entre os objetos. Às vezes alguém por inocência apaga um pedaço de uma via
e a redesenha, na filosofia de que é mais fácil fazer de novo do que
acertar o que já existe, e nisto quebra uma série de outros objetos e
elimina o histórico de edição.

O que eu recomendaria a você seria o seguinte: abra o JOSM e habilite o
"controle remoto". Mantenha o JOSM aberto, e abra um navegador, entre no
seu perfil do OSM, clique em "Minhas edições", lá verá uma lista do que
vocẽ já fez. Clique naquela que deseja verificar no JOSM. Clique em "Editar
JOSM controle remoto", isto então baixa a região onde você editou. Rode o
validador e estude as mensagens de erro.

bons mapeamentos

Gerald