[Talk-br] São Carlos, SP

Marcio - Thundercel thundercel em gpsinfo.com.br
Sábado Junho 13 13:10:55 UTC 2015

Aun Johnsen,
infelizmente não pode ver o vídeo. Nele mostro os problemas existentes no mapa do Brasil fornecido pelo http://garmin.openstreetmap.nl/

Os problemas existentes e ali mostrados são facilmente tratados a nível Mkgmap, em seus styles, o que infelizmente o mapa NL não faz, pelo menos para o Brasil.

Está você testando a indexação por Rua, entretanto o problema ocorre na indexação por cidade / estado e não por Rua.

Problemas de indexação por tipo de via ( Rua, Avenida, estrada, etc) são facilmente corrigidos pelo Mkgmap com o comando “x-split-name-index”. Renderizado com esse comando a busca por endereço se torna fácil sem a necessidade de se buscar digitando o tipo de via a frente do nome. Ele indexa com somente a digitação do nome, sem o tipo.

De qualquer forma volto a solicitar que seja padronizado o emprego de tags nas relações boundary e nos POI de city, town, etc.

Não existindo uma padronização se torna complicado a qualquer renderizador extrair dos dados alguma tag que vá refletir aquele objeto.

Para terem noção do problema cito como exemplo o emprego do admin_centre na relação boundary.

Os desenvolvedores do Mkgmap, por nossa solicitação, criaram uma regra nele de quando da existência do admin_centre na relação boundary, que a função add-poi-to-area não criasse um POI virtual no centro geométrico da área.

Com essa ação passamos a não mais ter o POI da cidade duplicado no mapa, entretanto em alguns lugares do Brasil continua essa duplicação simplesmente porque o membro admin_centre não está incluído em algumas relações boundary, em especial do estado de São Paulo.

Pelo que já lemos relação boundary no OSM é um fato relativamente recente em se comparando as outras funções. Talvez por isso o mapa para o Brasil ainda não foi totalmente ajustado as novas regras.

Outra situação foi a apresentada para São Carlos – SP e outras cidades do estado.

Muitos renderizadores ainda não tratam relações boundarys. Eles tratam os POI, os place=city, town, etc.

Se observarmos a maioria das cidades do estado de São Paulo estão vinculadas as correspondentes relações boundary como admin_centre, entretanto não existe o POI da cidade tratado isoladamente, fora da relação, como é tratado o POI de Concórdia – SC citado. Nele, se observarem, existe como resultado da busca a relação boundary e o POI city.

Vão dizer que o renderizador tem de se adaptar aos dados OSM e até concordo com essa ponderação, mas convenhamos que em não existindo um padrão fica difícil ao desenvolvedor do renderizador estabelecer uma regra para dos dados extrair o que é desejado.

Se desejamos alavancar o OSM no Brasil sou de opinião que devemos nos esforçar em padronizar o emprego de tags e identificar erros grosseiros existentes no mapa.

Felizmente mais utilizadores estão empregando o mapa COCAR e com isso estamos recebendo inúmeros “feedbacks” de erros existentes no mapa.

Recentemente recebemos uma critica de um utilizador que reside em Ponte Nova – MG. Disse ele que não empregava o mapa COCAR porque não era loteável em sua cidade.

Fomo verificar o porque e identificamos que o editor Elias Lopes desenhou as vias mas não as interligou nos entroncamentos.

Enviamos mensagem para ele, mas infelizmente não nos respondeu. Decidimos então corrigir o problema interligando as vias, entretanto muitas continuam por serem interligadas como, por exemplo, http://www.openstreetmap.org/way/346557829

Outro utilizador, agora residente em São Luís – MA, também fez critica quanto ao roteamento pela cidade. Fomo identificar e realmente existem inúmeros problemas ali que aos poucos estamos corrigindo.

Perdoem o desabafo, mas como abraçamos a causa e estamos divulgando o mapa OSM nos sites que administramos, acabamos por ser o receptor de elogios e também de críticas.

[]s
Marcio