[Talk-br] Classificação de vias (agora com 50km/hora), como fica?
thundercel em gpsinfo.com.br
thundercel em gpsinfo.com.br
Terça Setembro 29 16:17:53 UTC 2015
Complementando o citado pelo Arlindo, devemos ter especial atenção na classificação de vias e o que isso acarreta no roteamento na região.
Em termos de roteamento as classes motorway e trunk exercem um poder muito forte puxando para elas o roteamento em cruzamento da região onde elas se encontram.
Como exemplo cito a ES-060 Rodovia do Sol, no ES formatada na classe TRUNK ( http://www.openstreetmap.org/way/293885854 ).
A BR-101 ( http://www.openstreetmap.org/way/317662876 ) que seria a rota recomendada para cruzamento do ES está sendo desconsiderada no roteamento porque se encontra na classe PRIMARY.
Assim sendo recomendo o emprego do OSRM para identificar o roteamento na região antes de fazer qualquer alteração.
[]s
Marcio
From: Arlindo Pereira
Sent: Tuesday, September 29, 2015 11:12 AM
To: OpenStreetMap no Brasil
Subject: Re: [Talk-br]Classificação de vias (agora com 50km/hora), como fica?
Acho que mais importante do que a velocidade máxima são os acessos. Autoestradas, marginais etc. via de regra não tem semáforos ou vias transversais, geralmente tem acessos em rampa etc. Por outro lado, as vias laterais das marginais, quando existem, geralmente permitem acesso lindeiro ou a transversais, ainda que não (necessariamente) tenham sinais ou outras interrupções.
Dessa forma, o recomendado seja marcar as pistas expressas como motorway e as locais como trunk.
Exemplo no Rio de Janeiro: Avenida Brasil http://www.openstreetmap.org/#map=16/-22.8861/-43.2260
[]s
Arlindo
2015-09-28 23:14 GMT-03:00 Ivaldo Nunes de Magalhães <ivaldonm em gmail.com>:
É incrível como esse assunto sempre volta - por ser complexo, creio. Mas principalmente porque leigos teimosos (como eu) insistem em fazer certo.
Pessoal como fica a questão das vias expressas com a redução do limite de velocidade em vias importantes (como exemplo mais recente em SP, marginais...)? Que aliás estão classificadas como autoestradas (azuzinhas), cuja velocidade anterior era 90km max e agora estão com 70km max.
Pergunto porque aqui em Campo Grande/MS tem algumas vias com as mesmas características estruturais - evidente que com menor tráfego - mas com 50km/hora max (duplicada, com acostamento, 2 ou mais faixas, mas 50km/h). Posso classificar como expressa?
Ivaldo
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20150929/ba573dde/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br