[Talk-br] Duvida precisão de bases censitarias

Lucas Ferreira Mation lucasmation em gmail.com
Quarta Setembro 30 15:41:50 UTC 2015

boa pergunta

Na parte de usar dados do CNEFE para completar ruas sem nomes, eu não tinha
pensado em nada do tipo de uma grande importação.
O que eu tinha pensado que talvez fosse útil seria prover algum tipo de
interface pra facilitar a vida do mapeador. Poderia por exemplo aparecer
uma sugestão de nome, já meio pre selecionada (por meio de cruzamentos
espaciais que rolassem no background) vinda do CNEFE. Aí o mapeador poderia
aceitar ou rejeitar.

Outra possibilidade seria verificar nomes de ruas que "não batem" entre OSM
e CNEFE, como checagem de erros. Neste caso o mapeador seria perguntado: "é
isso mesmo?"

Eu acho que consigo contribuir com a cruzamento espacial em sí. Chegando na
lista de sugestões. Não saberia desenvolver estas ferramentas de interface
pro programador.

Voltando a pergunta,  não sei dizer muito sobre a qualidade dos dados do
CNEFE. Acho que nem o próprio IBGE se manifesta muito a respeito. O que
eles dizem é que não é um dado 100%, use sob sua conta e risco. Mas o que
precisamos de uma idéia é se é um dado com 1%, 10% ou 80% de erros.

Seria legal se outros mapeadores que usam o CNEFE se manifestassem sobre a
percepção eles, a frequencia de erros, etc.

Se os erros forem realmente muito frequentes e a qualidade do CNEFE for
mito baixa talvez não valha a pena tentar usar os nomes do CNEFE no OSM.
(isso não tira a utilidade de bater os quarteirões, que são casos em que os
nomes de ruas batem, e que serve para pegar os endereços do CNEFE).