[Talk-br] Sobre addr:interpolation - possibilidades

santamariense imagens.sm em gmail.com
Sexta Dezembro 16 13:17:20 UTC 2016

@Sérgio, eu não estava acompanhando esta discussão ainda. Mas isso é
bom que vem para mostrar que a comunidade, dentro do universo
problemático de mapeamento do dia-a-dia, parece querer chegar a uma
forma consensual, rápida e útil de numeração aproximada de casas.

Eu pessoalmente preferia a versão mais rápida e não necessariamente a
mais exata, porque a ideia que tenho é em "pouco" tempo recolher
"todas" as numerações de casas de Santa Maria a campo, casa a casa.
Não é algo de outro mundo, por exemplo, esta semana creio ter
capturado cerca de 500 números de casas (+ POIs), em duas horas de
caminhada e 7km percorridos. Estou trabalhando no processamento para
então publicar.

Uma coisa que eu já fiquei ciente é que pouco adianta ficar falando do
OSM para leigos, sem saber sobre essas pessoas. Eu tento sempre
apresentar o OSM como solução de suas necessidades cotidianas. Coisas
tipo "faça uma caridade e ajude a melhorar o mapa do OSM" funciona sim
para algumas pessoas como eu, e provavelmente como vocês, caros
colegas. Mas não para as pessoas de modo geral. Então, neste contexto,
eu tenho pensado em criar mapas impressos para cada associação de
bairro fazer o levantamento de dados do local (inclusive números de
casas), e a ideia é apresentar o OSM como algo que pode fazer de fato
a diferença para a localidade. Não pensei ainda bem nos argumentos,
mas tenho já algumas ideias, como: "O mapa que vocês ajudarem a montar
poderá ser usado pelo SAMU para agilizar o socorro de pessoas pq
poderá encontrar mais rápido o endereço. A polícia poderá chegar ao
local da ocorrência com mais agilidade, o que aumentará a segurança. A
defesa civil vai poder ter estudos de áreas mais detalhados e poder
ajudar e até mesmo precaver maiores desastres. O turismo e o comercio
do local poderá ser fomentado porque o OSM ajuda a divulgar e jamais
dará destaque a uma lanchonete multinacional em detrimento da
lanchonete do zé da esquina. E assim por diante.". Em outras palavras,
o potencial do OSM é imenso, e por isso não precisamos estar "chorando
migalhas".

Sobre o CNEFE: Onde vocês acham esses dados? Eu vejo pelo
http://www.censo2010.ibge.gov.br/cnefe/ , só que por este site é
possível apenas salvar um CSV, e de apenas um setor censitário por
vez. E mesmo assim não tem coordenadas geográficas. Então como vocês
estão fazendo o processamento? Visualmente?

O CNEFE na zona rural tem coordenadas. Então fica um dica para quem
tem esse interesse. Salva o CSV no computador, abre/importa ele para o
qgis e transforma em SHP. Abre ele no JOSM, e trabalha nos dados para
trazer para o OSM muita coisa interessante, como pontos de interesse,
e até numeração de casas, tudo isso já com coordenadas. JAMAIS apenas
importe, faça uma inspeção de cada objeto, e misture com o que já
existe, sem fazer de fato uma "importação".

Só para constar, que em caso de aprovação de uma versão mais
generalizada do interpolation, não quer dizer que todos terão que
fazer assim, mas sim que fica reconhecido como forma de mapear também,
documentada, e assim aceita de fato pelos desenvolvedores que passaram
a fazê-la útil de fato.