[Talk-br] Colaboração

Roberto Rocha rsrocha em usp.br
Quinta Março 17 18:50:26 UTC 2016

Olá pessoal,

Eu sou o Roberto, novo integrante da Talk-br. Eu e minha amiga Lívia, que
futuramente irá se apresentar por aqui, somos integrantes do Grupo AGORA (
http://www.agora.icmc.usp.br/site/agora/). Um grupo que tem como o objetivo
desenvolver soluções para melhoria da resiliência de comunidades
vulneráveis contra inundações. Um dos focos de atuação do grupo é o
mapeamento de áreas de risco por meio da plataforma OpenStreetMap (OSM).

Atualmente, estou fazendo o meu doutorado sanduíche em Münster (Alemanha) e
a Lívia, também em período sanduíche, em Heidelberg (Alemanha). O principal
objetivo do meu projeto de doutorado é entender como ocorre a colaboração
entre a comunidade do OSM, a comunidade afetada pelo desastre e tomadores
de decisão.  Essa ideia surgiu durante a participação do grupo nas
atividades de mapeamento colaborativo realizadas após o terremoto no Nepal
em 2015.

Em uma visita recente minha a Heidelberg, nós (eu e Lívia) tivemos uma
reunião com os DisasterMappers (https://disastermappers.wordpress.com/), um
grupo de jovens engajados nas atividades de mapeamento colaborativo
realizadas antes e após desastres naturais. Nesta reunião, discutimos a
possibilidade de estabelecer parcerias entre os DisasterMappers e a
comunidade brasileira.

Inicialmente, o objetivo dessa parceria será mapear infraestruturas
críticas, como hospitais, escolas, entre outras. O nosso intuito é iniciar
o mapeamento pelas cidades de São Carlos e São Paulo, visto que o nosso
projeto está estabelecido em ambas as cidades.

Assim, gostaríamos de contar com o apoio da comunidade brasileira para
estabelecermos essa parceria com os DisasterMappers (Heidelberg). Nos
colocamos à disposição para sugestões, dúvidas ou comentários.

Desde já agradecemos a atenção.

Atenciosamente,

Roberto Rocha
Lívia Degossi