[Talk-br] Colaboração

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sábado Março 19 10:30:49 UTC 2016

Bem-vindos Roberto e Livia!
Parece bacana e relevante a iniciativa do grupo AGORA
<http://www.agora.icmc.usp.br/site/language/pt/>!
Pessoalmente, mesmo não sendo um mapeador experiente, acho que entenderão
melhor a comunidade OSM e como interagir, a partir do momento que botarem a
mão-na-massa ;-)
Reforço também que existem mais canais, como colocou o Márcio.

Meu interesse na OSM-BR vem do uso dos mapas no PostGIS
<http://postgis.org/>, buscando estratégias e algoritmos para consolidação
dos dados OSM... Então comentarei do que conheço das estratégias de
consolidação:

* existe forte correlação entre a iniciativa do citado DisasterMappers, e a
iniciativa *HOT* aqui do OSM... A mais recente no Brasil foi pelo
mapeamento da região do desastre de Mariana, ver
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/2015_Mariana_Dam_Collapse
  e outros links nesta lista de discussão.

* Existem dezenas de iniciativas de *mapeamento de equipamentos sociais* no
Brasil, tanto no governo como fora,  mas todas encontram-se dispersas.
Acredito que seja importante buscar a cooperação entre essas iniciativas, e
a padronização dos dados, bem como o registro sistemático dos mesmos (aqui
no OSM chamam de "tag" aos atributos adicionais). Exemplo de iniciativa que
pode resultar em parceria para vocês: https://cuidando.vc  (mais detalhes
<https://pt.wikiversity.org/wiki/Projeto_Cuidando_do_Meu_Bairro>).

* *Endereços públicos*: independente de ser ou não um equipamento do
governo, a chave da infra-estrutura para registrar e homologar dados desse
tipo, em infra-estrutura comum e padronizada, está no registro dos *pontos
de endereçamento de lotes/locais de utilidade pública*... Um bom exemplo de
infra-estrutura comum (que sustenta e tem feedback de outros projetos) e
que pode até ser oportunidade de diálogo, aproveitando que estão por ai na
Europa, é o "Adresse Nationale" da França, http://adresse.data.gouv.fr/

Em 18 de março de 2016 10:58, Márcio Aguiar Ribeiro <aguiar.marcio em gmail.com