[Talk-br] Projeto de teste para integração com overpass

George Silva georger.silva em gmail.com
Sexta Setembro 23 14:15:31 UTC 2016

> Geralmente nas interseções onde não é claro para onde o caminho segue.
> Por exemplo, a rua que vem da esquerda continua para qual lugar aqui?
> https://i.imgur.com/CHbajUT.png

De fato, sem nomes é impossível decidir. Mas isso é difícil de decidir até
quando se tem intervenção humana!

> Se não tiver nome nesses trechos e a característica das 3 partes forem
> iguais, não dá para unir.

Não, mas você sabe que são três trechos distintos :D

> Ou em locais que envolvem algumas características/relações que são
> fáceis de serem separadas, mas não unidas (geralmente com relações).
>
> Se você quiser fazer um teste, quebra um caminho que possui uma
> relação de restrição no JOSM e depois manda ele unir os trechos
> novamente.
> Na quebra não existe qualquer tipo de decisão ou mensagem de aviso.
> Na união já é necessário pensar e decidir o que se faz com os caminhos
> (o JOSM vai te perguntar isso). Não há uma decisão automática aqui
> porque ela pode introduzir erro nos dados (o que já aconteceu muito).

Sim, mas isso é para persistir o dado. De fato essa conciliação é manual e
pela possível existência de tags diferentes em cada trecho.
Até aqui, tudo normal, ao meu ver.

Para extração de estatísticas, se você tem um identificador comum, você
consegue
saber, por exemplo, dados agregados, como:

* Comprimento total;
* Quantos tipos de configurações existem naquela via (exemplo: tenho
trechos com 2 faixas e 3 faixas, e trechos mão única e mão dupla);
* Outros dados relevantes em agregação;

> Quebrar os trechos para inserir rotas de ônibus ou alguma outra
> informação é válido, claro. Pode até ter uma certa automatização (mas
> sinceramente não creio que é possível automatizar 100% disso e não
> gerar algum tipo de erro para alguns casos).
>
> Quebrar os trechos apenas para tê-los separados, para possíveis
> futuras edições, já não vejo com bons olhos.
> Acredito que qualquer pessoa que já editou regiões assim vai concordar
> que é algo bem caótico e até chato de se trabalhar.

Entendo a posição da comunidade sobre isso. Meu editor primário é o iD, que
não é lá essas coisas
para este tipo de trabalhos. Acredito que no JOSM seja bem mais fácil de
alterar/editar múltiplos trechos
de forma simples.

> correto?
>
> Estamos discutindo algo que vai acontecer sozinho: naturalmente as
> vias acabam divididas ao se especificar o nome, superfície, número de
> faixas, direção de cada faixa, iluminação, estacionamento, permissões
> de tráfego, etc de cada trecho (já que acabam ficando com
> características bem distintas entre eles).
>
> O caos vai vir junto com isso também. Só não precisamos acelerar de
> forma desnecessária isso :-)

Novamente entendo e até concordo com isso. A dúvida surgiu para entender se
existe um padrão ou recomendação geral
da comunidade sobre o assunto.

Até agora neste tópico, "conto os seguintes votos" (veja vem que estou
contando apenas para fomentar a discussão, não estou dizendo que alguma
decisão está de fato sendo tomada no tópico):

* 3 a favor de manter as vias juntas
* 3 a favor de manter as vias separadas

Não enxergo consenso :D.