[Talk-br] Dúvida OSM

Arlindo Pereira arlindosaraivapereira em gmail.com
Sexta Março 3 14:43:14 UTC 2017

Olá André,

seja bem-vindo! Muito legal ver um SU do 4sq por aqui. Também sou SU1, aqui
no Rio de Janeiro.

Como o pessoal comentou, o editor Maps.me é uma forma bem simples de editar
POIs, de forma bem semelhante a como funciona no editor do Foursquare. Você
pode entrar pontos novos ou editar pontos existentes, editar informações
como nome, endereço, horário de funcionamento, telefone, website etc.

Também é possível editar pelo computador. Sugiro utilizar o editor iD, que
é o padrão do projeto quando se clica no botão editar.

Quanto a guias de estilo, ao contrário do 4sq que possui campos fixos, o
OpenStreetMap possui tags (etiquetas) no padrão chave=valor, que são
criadas automaticamente pelos aplicativos (seja o Maps.me, seja o iD) mas
que também podem ser inseridas manualmente. Neste caso, a guia de estilo se
refere exatamente a quais são essas tags, e em que padrão inseri-las.

O padrão que mais difere do 4sq é quanto ao formato dos endereços: enquanto
no Foursquare se abrevia (Av. N. S. de Copacabana) no OSM se escreve sempre
por extenso (Avenida Nossa Senhora de Copacabana).

Enfim, experimente realizar alguma edição, estamos a disposição para tirar
suas dúvidas pontuais e/ou revisar edições que você tenha alguma dúvida se
foi feita ou não da melhor maneira. :)

[]s
Arlindo Pereira