[Talk-br] Projeto TrackSource no OpenStreetMap

Rodrigo Avila rodrigo em avila.net.br
Sexta Abril 23 18:03:42 BST 2010

Em 23 de abril de 2010 13:45, Vitor George <vitor.george em gmail.com> escreveu:
> O trabalho que nós temos que fazer é divulgar o OpenStreetMap de maneira
> efetiva, escrevendo artigos e noticias e enviando para sites relacionados.

Deixe-me dar uma opinião sobre o assunto. Não quer dizer que eu esteja
certo... mas vamos lá:

Já participei do Tracksource. Pra mim, sabe qual é a diferença de foco
dos dois projetos? Vou tentar resumir.

Imaginem um usuário n00b, querendo colocar um mapa num GPS ou celular
novo (foi o meu caso):

Tracksource:
"Olá. Tudo bem?
Quer colocar os mapas roteáveis no teu GPS?
Os mapas estão aqui <bla bla bla>
Como se instala? <bla bla bla>
[...]
Já usou? Gostou? Quer ajudar a melhorar o mapa? Então você faz assim:
<bla bla bla>"
Esse último bla bla bla é que é chato. E extremamente burocrático.

No Openstreetmap:
"Olá. Tudo bem?
Quer colocar os mapas roteáveis no teu GPS?
Você pode começar editando o mapa da sua região. Como se faz? <bla bla bla>
[...]
Ah... legal. Agora, quer instalar no teu GPS?
Como se instala? <bla bla bla>"

Eles começam com a distribuição, e depois se vai para a edição. No
nosso caso tem acontecido o contrário. Eu, pessoalmente, achei muito
mais divertido mapear e depois instalar... mas acredito que não seja
isto que "a massa" quer. Acredito que seja por isso que não
conseguimos fidelizar os nossos visitantes.

--
Rodrigo de Avila
Analista de Desenvolvimento

+55 51 9733.3488 • rodrigo em avila.net.br • www.avila.net.br