[Talk-br] amenity=bar e amenity=pub vs. Bares, botecos e drinquerias

Sexta Abril 23 22:32:53 BST 2010

Em 23 de abril de 2010 18:10, Alexandre Parente Lima <
alexandre.parente em gmail.com> escreveu:

> Bem, eu nem conhecia esse termo "drinqueria", isso é algo regional
> ?

Bom, eu vejo aqui no Rio dois tipos de estabelecimento que vendem bebidas
alcoolicas (tirando depósitos de bebida, supermercados e afins):

1. Um lugar onde você iria para beber um bom vinho, degustar um
drink/coquetel/batida mais exótico tipo sex-on-the-beach e afins ou mesmo
uma simples caipirinha, e
2. Um lugar onde você iria para beber uma cerveja vendo jogo de futebol ou
tomar uma dose de pinga.

Na minha opinião, o primeiro pode ter o nome que for (drinqueria, bar
"chique" etc.) mas o segundo claramente é um bar ou boteco. O problema é que
no OSM a tag para o 1 é amenity=bar e o 2 é amenity=pub, e isso confunde.
Não podemos mudar as tags para adequá-las ao português, mas podemos mudar a
tradução no Potlatch, para deixar evidente que o que os gringos chamam de
pub, a gente chama de bar (ou boteco), e o que eles chamam de bar, não é o
que a gente chama de bar.

Em 23 de abril de 2010 18:08, Flávio Henrique <yoshimit em gmail.com> escreveu:

> Desculpe a ignorância, mas o que significa "taguear pelo renderer" ?
>
> Flávio Henrique

É uma prática não recomendada no OSM, que significa inserir tags erradas nos
pontos só para ver o resultado, quando tags corretas não "aparecem" no mapa.
Por exemplo, se eu quisesse um mapa com os CEPs das ruas e colocasse os CEPs
nas tags ref= ao invés do correto, addr:postcode=. Os CEPs apareceriam no
mapa, mas na tag de código de rodovia, que não tem nada a ver com isso.

A pergunta era basicamente como vocês tagueavam esses tipos de
estabelecimento (se já marcaram algum no mapa) e se porventura seria melhor
sugerir uma tag amenity=boteco, para um estabelecimento que funciona durante
o dia, vende salgado, café e almoço (quentinha) mas também vende álcool, que
não é nem um amenity=fast_food (lanchonete) nem um amenity=restaurant
(restaurante tradicional), ainda que ela não apareça no mapa num primeiro
momento.

[]s