[Talk-br] Relatório Semanal: 26/01/2010

Bráulio Bezerra da Silva brauliobezerra em gmail.com
Quarta Janeiro 27 15:25:55 GMT 2010

Concordo plenamente que é bem mais fácil mapear cidades menores. Porém, elas
têm menos pessoas com acesso à Internet e GPS, ou seja, menos potenciais
mapeadores. Mas, como você disse, eles têm um motivo a mais para mapear: a
baixa qualidade ou inexistência de mapas. Ou seja, ao mesmo tempo que é mais
fácil mapear uma cidade pequena na sua totalide, é bem difícil conseguir
mapeadores nelas. Sabe-se que uma grande área cinza só assusta os novos
mapeadores. Então se conseguirmos começar os mapas, será bem mais fácil
conseguir ajuda.

Eu mesmo comecei a mapear Natal (que não é pequena) justamente por esse
motivo: mapas ruins. Os mapas da Google, Yahoo, Microsoft, etc são muito
desatualizados e têm ruas e mais ruas imaginárias. Por enquanto eles ainda
são mais úteis do que o OSM no geral, mas em alguns pontos já se pode dizer
que temos um mapa bem melhor. Na UFRN, por exemplo, a diferença é brutal.
Mandei o link para os calouros (bichos) se localizarem, na comunidade da
UFRN no Orkut, e já apareceram uns 4 mapeadores novos em Natal em poucos
dias (alguns já até colocaram nomes de ruas e POIs). Como temos comunidades
de alguns bairros também, estas serão meus próximos "alvos".

ps.: Os veteranos ficaram indignados porque eu acabei com a diversão deles
de mandar os calouros perdidos para lugares estranhos :P. Foi tenso!

Saudações!