[Talk-br] OpenRiverMap !!

vitor vitor.george em gmail.com
Segunda Junho 11 17:20:53 BST 2012

Oi Gabriel,

Como o Arlindo comentou, o OpenStreetMap é basicamente um grande banco de
dados, e o desafio do seu projeto é desenvolver ferramentas e procedimentos
para fazer a entrada e distribuição dos dados, porque não há nada "pronto"
no OSM em relação a este tema. Também é um desafio envolver as pessoas que
vão usufruir dos dados.

Sobre como criar feições de hidrografia, recomendo esta página do wiki:

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Waterways

Sobre as ferramentas, o OSM Inspector é uma ferramenta da validação de
feições, e há um contexto relacionado a água, mas a região de análise está
restrita a uma parte da Europa. Eu acredito que, quando o projeto tomar
mais corpo, pode-se entrar em contato com os desenvolvedores para ampliar
para a sua região de trabalho.

Aqui está o link: http://tools.geofabrik.de/osmi

A mais poderosa ferramenta de edição do OpenStreetMap o JOSM. Este é um
editor do OpenStreetMap bastante avançado, com uma curva de aprendizagem
não muito inclinada, mas vale a pena investir tempo para aprender:

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM

Se você tem um servidor WMS das imagens que quer usar como base para o
mapeamento, é possível adiocioná-lo ao JOSM como camada base, e mapear por
cima.

Creio que o pessoal por aqui não tem muita experiencia em edição de
hidrografia na OpenStreetMap, mas todos tem muita vontade de aprender e
ajudar. Siga enviando suas dúvidas e avanços!

Vitor George
mapaslivres.org
twitter.com/mapaslivres