[Talk-br] Dúvidas sobre mapeamento de praças

Leandro Motta Barros lmb em stackedboxes.org
Sábado Março 3 21:37:21 GMT 2012

Olás!

Em primeiro lugar, deixo minhas boas vindas ao Tulio! Legal ver gente
nova chegando a fim de fazer as coisas bem feitas. :-)  Também acho
que tem vários pontos que precisamos discutir aqui na comunidade
brasileira e documentar na wiki em português. Grande iniciativa!

Sobre o questionamento, aí vão meus pitacos:

1) Praças pavimentadas: Não lembro se já mapeei alguma (e muito menos
*como* mapeei), mas concordo que usar highway=pedestrian+area=yes faz
sentido.

2) Praças verdes: Eu mapeio como landuse=park. O landuse=village_green
eu sempre evitei, porque o texto da wiki sempre me deu a impressão de
ser algo bem voltado a uma cultura que não é nossa ("An area of common
land (usually grass but may also be a lake), in the centre of a
village (quintessentially English - defined separately from 'common
land' under the Commons Registration Act 1965 and the Commons Act
2006). ")

Mas não vejo problema nenhum em decidirmos que no mapeamento do Brasil
o village_green vai ser usado para "praças verdes pequenas" (não
grandes o suficiente para merecerem ser chamadas de parque).

Pessoalmente, não tenho opiniões fortes sobre esse ponto: park ou
village_green funcionam bem para mim. Sigo o que a comunidade decidir.

3) Bosques: também uso landuse=forest. Aparentemente, na comunidade de
língua inglesa eles têm grandes discussões sobre detalhes do tipo
floresta nativa x floresta reflorestada x floresta "gerenciada" x sei
lá mais o quê. Eu certamente não seria capaz diferenciar todas essas
nuances para todos os casos, então sigo feliz com landuse=forest
mesmo.

4) Parques: leisure=park, acho que não tem muita dúvida nesse caso.

E vou adicionar um quinto item à lista:

5) Playground. Quando há brinquedos para crianças, acho que também não
há muita dúvida: leisure=playground. Frequentemente mapeio uma praça
como leisure=park e coloco um nodo como leisure=playground indicando a
posição dos brinquedos.

O problema é que em português nós seguidamente nos referimos aos
brinquedos como "praça" ou "pracinha", então já vi várias praças (que
seriam parks ou villa_greens) mapeados como "leisure=playground". Acho
que seria bom deixar a diferença bem ressaltada na wiki.

Aliás, também convém revisar como está a tradução do playground nos
editores. Se estiver como "praça", acho que devemos buscar um termo
menos ambíguo.

Abraços,

LMB