[Talk-br] Excesso de tertiary em Porto Alegre

Flavio Bello Fialho bello.flavio em gmail.com
Terça Agosto 27 02:15:07 UTC 2013

Vou reformular a minha proposta:

arterial? ---S---> primary
---N---> (algum critério objetivo qualquer) ---S---> secondary
---N---> (algum outro critério objetivo qualquer) ---S---> tertiary
---N---> área residencial? ---S---> residential
---N---> unclassified

Falta assim apenas definir os dois critérios objetivos, de uma forma
semelhante ao critério que define se uma via é arterial ou não. Porto
Alegre não é nenhuma exceção. É semelhante à imensa maioria das cidades não
planejadas (Rio, São Paulo, quase todas as cidades do interior, etc.). Não
acho que deva-se tratar Porto Alegre como um caso isolado, mas sim como um
piloto para teste do algoritmo. O problema não é só o excesso de tertiary.
É também a presença de "ilhas" (vias secondary ou tertiary não ligadas ao
restante do mapa por vias de igual ou maior importância). Isso só acontece
pelo algoritmo usar aquela "promoção por preferência" (bottom-up), ao invés
de um critério hierárquico (top-down). Não adianta o critério ser objetivo
se o resultado não for satisfatório. A mudança que proponho no algoritmo é
simples e irá resolver os dois problemas que apontei. De qualquer forma, o
algoritmo deve ser testado antes de ter o seu uso generalizado.

Flávio Bello Fialho
bello.flavio em gmail.com