[Talk-br] Excesso de tertiary em Porto Alegre

Quarta Agosto 28 00:10:35 UTC 2013

Em alguns casos eu promovi terciárias para secundárias quando eram
muito longas, então me parece fazer sentido sim. Depois acabei
desfazendo, esperando que o "sentimento" surgisse em outra pessoa. :D

Na verdade, as medidas aproximadas foram as seguintes:
- vias residenciais promovidas para terciárias a partir de ~400m
quando não houver cruzamento no percurso - isso consta no fluxograma,
mas o sinal de "~" (aproximado) sugere que há uma faixa dentro da qual
essa decisão é subjetiva (preferi deixar assim até que alguém
questionasse)
- vias terciárias promovidas para secundárias a partir de 1km

Essa é uma regra um pouco diferente da sua: ela "promove se for longa
o bastante". A sua "rebaixa se não for longa o bastante". Talvez ambas
façam sentido. Rebaixar faz sentido (pelo menos do ponto de vista do
roteamento) porque num espaço curto é impossível atingir a velocidade
média esperada. É provável que faça sentido considerando outros
fatores também (raramente são projetadas para serem curtas). Eu também
já senti vontade de rebaixar alguns casos, mas não o fiz porque seria
perdida a informação da preferência das vias. Se formos fazer isso
(nem que seja só pra testar a idéia), pelo menos temos que lembrar de
marcar as placas-pare nos cruzamentos, pra que a informação de
preferência não seja perdida.

É bem possível que esses limiares de comprimento para promover ou
rebaixar variem um pouco de cidade pra cidade, ou talvez até de bairro
por bairro. Mas daí me parece relativamente fácil listá-los numa
página do wiki, que até seria bom para comparação entre as cidades.

Eu não tenho tanto receio de aumentar um pouco a complexidade quanto
eu tenho de seguir um processo pouco definido. A razão é totalmente
humana, como já expliquei antes: queria que tanto eu quanto que outros
usuários (avançados ou leigos) soubessem exatamente o que devem fazer
pra que investissem seu tempo em mapear e não em disputas. Os leigos
saberiam "o que fazer" claramente. Os avançados saberiam "por que
fazer assim". A razão pode ser tão complexa quanto necessário, mas o
método precisa relativamente simples e não deixar dúvidas (ou deixar o
mínimo de dúvidas possível).

Ainda assim, eu acho que valeria à pena investigar primeiro esses
trechos que são descontínuos porque não temos informação sobre os
semáforos. Acho que eles reduzirão os problemas de descontinuidade em
mais de 50% dos casos. Só não mudaria muito o número de terciárias,
assim como essas regras que promovem ou rebaixam com base no
comprimento. Então talvez devemos decidir qual é o problema que
queremos atacar: densidade das terciárias, ou descontinuidades do
resultado?