[Talk-br] Origem dos dados do usuário Eduardo Francis Batista

Cassio Eskelsen cassio em 3geo.com.br
Quarta Agosto 28 15:35:59 UTC 2013

Creio que não vou ajudar muito, mas apenas complementando com algumas
informações...

Um mapa é uma obra protegida pela Lei 9610/88, a mesma que protege livros,
fotografias, etc., ou seja, qualquer parte de um mapa, seja uma rua, seja
uma estada está automaticamente protegida. Um mapa de eixos gerado pelo
desenho "sobre" uma imagem aerofotogramétrica entra no conceito de obra
derivada. Grosso modo é o mesmo conceito que me impede de fazer uma foto de
um quadro e vender a foto.

Procurei algumas coisas sobre isso agora e achei uma entrevista
interessante:
http://mundogeo.com/blog/2001/08/01/direito-autoral-copyright-de-mapas/
É antiga, mas como a Lei não mudou, continua valendo.
Cito um trecho importante

*InfoGEO – Se um mapa feito por uma empresa é atualizado por outra, quem
tem o direito autoral dessa obra final?*
*Dr. Castilho – Sobre isto, há, na História da Cartografia, o exemplo
clássico do Theatrum Orbis Terrarum, primeiro atlas moderno, de Ortelius,
datado de 1570, e que referenciava expressamente as fontes primárias das
suas 53 pranchas. Temos aqui o que se chama de "obra derivada", resultante
da transformação da obra original. Evidentemente, há necessidade de
autorização do autor da obra dita "primígena" para "atualização" dela. E
isto é importante até mesmo para salvaguarda de responsabilidades do
"atualizador". Mas a obra derivada merece igual proteção autoral, desde que
tenha uma carga de originalidade. Obra originária e derivada constituem
distintas criações intelectuais.*

A coisa é meio frustrante e enrolada. Por exemplo, supondo que a Prefeitura
de "Coxiapó das Pontes" deu uma autorização clara de uso de sua base
cartográfica no OSM, mesmo assim teríamos que saber COMO ela gerou essa
base cartográfica. Já vi, por exemplo, funcionários de Prefeituras fazendo
a base cartográfica oficial sobre imagens da Google e isso poderia gerar
uma invalidação em cascata.

Abraços

Cássio

Cássio Rogério Eskelsen