[Talk-br] Excesso de tertiary em Porto Alegre

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Quinta Agosto 29 17:55:54 UTC 2013

Olá Pessoal

vou meter minha colher de pau na discussão novamente

2013/8/28 Flavio Bello Fialho <bello.flavio em gmail.com>

> Porto Alegre: http://www.openstreetmap.org/#map=14/-30.0150/-51.1361
> Londres: http://www.openstreetmap.org/#map=14/51.4816/-0.0560

Eu conheço um pouco de Londres. É uma cidade com muitos bolsões
residenciais, somente com trânsito local, mesmo no centro. O mapa indicado
representa bem o que eu conheço da cidade. Muitas vias residenciais
isoladas ligadas por esparsas vias terciárias. Para morar é ótimo,
super-sossegado, para se locomover é um inferno.

Já Porto Alegre eu estive em Julho por uma semana. Depois de começar a
interagir com o OSM é difícil não andar num lugar novo e não pensar na
classificações que eu daria nas ruas, acho que esta história de mapear é
uma verdadeira cachaça :) No caso, eu andei bastante à pé no entorno da
Avenida Carlos Gomes e me chamou a atenção o trânsito intenso em *todas* as
vias. Portanto quando olho o mapa atual de Porto Alegre me parece bastante
coerente o número grande de vias terciárias.

Naturalmente este é um olhar de forasteiro ;)

Agora dito isto, eu penso que os nossos mapas tem tantas deficiências,
tantas cidades médias e grandes com quase nada mapeado que nossas
prioridades deveriam ser outras.

Por isto hoje em dia eu quase só mapeio em áreas rurais. Iniciei mapeando
meu bairro em Belo Horizonte. Foi um aprendizado muito bom. Mas existem
várias alternativas de mapas para BH. Poucas pessoas entendem porque
deveriam usar os mapas do OSM de BH se existem tantas alternativas. Já as
áreas rurais são completamente carentes, não existem alternativas e por
isto que hoje eu concentro meus esforços nestas regiões. Quando a gente
mostra um mapa completo de uma região que no Google só aparece como um
único pontinho, aí você captura o interesse das pessoas.

Eu vi que vocês já estão acalmando um pouco na discussão. Isto é muito bom.
Então aproveitem e identifiquem as verdadeiras carências de suas regiões.
Eu tenho certeza que são muitas.

um grande abraço

Gerald