[Talk-br] Importação de aglomerados subnormais (aprox. vilas e favelas) do IBGE

Segunda Junho 10 00:23:50 UTC 2013

Você quer dizer as fronteiras com outros países? Eu comecei a fazer
isso na fronteira com o Uruguai a partir dos dados do LNCC
(http://info.lncc.br) mas parei logo no começo por 2 motivos: foi
exatamente quando começamos a discutir sobre classificação, e também
acabei me envolvendo numa discussão com um uruguaio sobre como definir
a tag "name" nos elementos compartilhados da fronteira (como rios)
(chegamos a uma solução interessante e justa: além das tags "name:pt"
e "name:es", a tag "name" teria ambos os nomes separados por " / ",
como é feito na Europa, mas em ordem alfabética, não privilegiando
assim nenhuma das duas línguas).

Eu fui fazendo isso manualmente, primeiro pra ver se os dados tinham
qualidade superior aos atuais (lembro que o contorno da fronteira veio
da base de dados da CIA) e depois porque eu queria adicionar os marcos
(boundary stones) e já fui aproveitando para melhorar a posição
comparando com a imagem de satélite.

Em alguns lugares os dados do LNCC estavam melhores (como sobre a
Lagoa dos Patos), em outros a mudança não valia à pena (eram
praticamente iguais).

Nunca cheguei a fazer uma conflação automática, mas poderia começar a
estudar como se faz com o JOSM. Você acha que o LNCC é uma boa fonte?
Haveria outra melhor?