[Talk-br] Jornal O Globo usando o OSM sem dar créditos

Segunda Junho 10 17:41:16 UTC 2013

Já que vamos esperar um pouco, resolvi mandar um textinho pelo Fale
Conosco também. Sendo um canal publicitário, eles são sensíveis à
projeção que esse tipo de coisa possui, então (além do Facebook e do
Twitter) também sugiro que outras pessoas deixassem uma mensagem para
eles.

A minha foi assim:

"Prezados,

Foi publicado recentemente no seu website o seguinte infográfico:
http://oglobo.globo.com/infograficos/acidentes-transito-mutilados/

Parte dos dados aí exibidos (a camada de fundo do mapa) são
provenientes do projeto colaborativo OpenStreetMap, do qual eu
participo. Em contato com a comunidade, descobrimos que não está sendo
feita a atribuição da fonte da informação, contrariando o requisito
legal da licença ODbL
(http://opendatacommons.org/licenses/odbl/summary/) sob a qual o mapa
é disponibilizado.

A comunidade e eu estamos contentes que o mapa esteja em uso, mas
gostaria de pedir que simplesmente acrescentassem uma menção em um
lugar visível nesta página indicando que os dados são provenientes
deste projeto. Só isto já tornaria o seu atual uso compatível com a
licença. A API usada por vocẽs, LeafletJS, inclui esta informação por
padrão no seu canto direito inferior: http://leafletjs.com

Lembro que é a difusão deste conhecimento que atraiu colaboradores,
permitindo que esse mapa pudesse ser fornecido gratuitamente com a
qualidade que possui hoje."