[Talk-br] Hierarquia das rodovias

Sexta Junho 21 11:50:29 UTC 2013

2013/6/21 Flavio Bello Fialho <bello.flavio em gmail.com>:
> É bem diferente do fluxograma. Pelo fluxograma, qualquer via não pavimentada
> com menos de 6m de largura é "track". Devemos evitar o uso de "track" para
> vias onde flui trânsito normal. "Track" é uma trilha, que é o caminho mais
> tosco por onde ainda se pode passar (e às vezes atolar) um veículo. Uma
> "unclassified" certamente pode ter menos de 6m. Já dirigi por várias, assim
> como dirigi por muitas "tracks", e a diferença é grande. Posso tentar
> ajustar o fluxograma para refletir isso.

Eu acho que fui a pessoa mais chata nessa discussão sobre a parte de
tracks (e defendi que track não deve ser utilizada em qualquer coisa
que é de terra).
Mas ao mesmo tempo eu também vi que não dá para cobrir todos os casos
com 100% de precisão em um fluxograma. O mesmo com certeza deve vir
acompanhado de um texto onde cada característica e classificação é
explicada com maior detalhe, de forma a tirar qualquer dúvida ou
possível ambiguidade que não dá para ser tratada no fluxograma (coloca
um asterisco ou outro símbolo na parte do track e o explica de forma
completa em um trecho de texto; por que não?)
Eu acho meio difícil ter um fluxograma simples e ao mesmo tempo 100% correto.

> [...]
> sentido. Além disso, devem também possuir uma divisão física entre os dois
> sentidos (canteiro central ou coisa parecida). Há muitas estradas em regiões
> rurais de serra que possuem 3ª pista (2 faixas no sentido que sobe e 1 faixa
> no sentido que desce), e que são primary. Pelo fluxograma, deveriam ser
> trunk, o que estaria errado. Sugeri inverter o sentido da pergunta e
> inverter a resposta, para poder adicionar a restrição de divisão física
> entre os sentidos da via (canteiro central). No fluxograma, o canteiro
> central diferencia motorway de trunk, o que não está correto (deveria

≥ 2 faixas em ambos sentidos sim, mas divisão central não deve ser
requisito para trunk.
Exemplo: http://binged.it/16lnx0f
SP-270 tem 2 faixas por sentido mas sem divisão central. Se colocar
obrigatoriamente uma divisão central então essa cairia para o mesmo
nível de uma primary.