[Talk-br] Duas questões sobre rodovias

Sexta Novembro 22 11:22:37 UTC 2013

Olá Tácio,

Essas tags servem apenas pra uma possível atualização futura da informação
a partir de novas informações do IBGE, permitindo casar o cadastro do OSM
com o do IBGE.

A atualização até poderia ser automática, mas provavelmente seria manual
mesmo, já que essa informação quase nunca muda. Além disso, o
ponto-e-vírgula (";") desses campos é um problema que dificulta a
automatização, ele não existia no registro original do IBGE. Ele aparece no
OSM quando alguém mescla (faz merge de) duas vias com tags diferentes.

Eu recomendaria só se preocupar em preencher essa informação caso você
estivesse copiando dados do IBGE. Nesse caso, você já teria a informação em
mãos, não precisaria procurá-la em outro lugar. Rodovias que você mesmo
traçou ou fez tracklog não necessitam disso (ter a informação é legal, mas
tem tanta outra coisa a ser mapeada no OSM).

E não precisa se preocupar em fazer/não-fazer as mesclas por causa dessas
tags específicas do IBGE. A preocupação faz mais sentido quando a mescla
gera mais de um valor em tags de render e roteamento, como highway,
maxspeed, etc.