[Talk-br] Restrição de Conversão e além

Domingo Outubro 27 21:32:49 UTC 2013

Também sugiro usar o JOSM. A curva de aprendizado é meio longa, mas
vale a pena pela velocidade com que você consegue mapear.

Se me permite, vou dar uns conselhos, já que consertei muitos
problemas assim aqui em Porto Alegre (perdi a conta, foram muitas
centenas). Só pra não confundir, vou chamar os nós de "pontos" e as
vias de "linhas".

Primeiro, note que restrições de conversão são relações (que possuem
membros com papéis). Para restrições de conversão, há sempre 3 membros
com os seguintes papéis: "from" (a linha de origem)", "to" (a linha de
destino) e "via" (o ponto que conecta as duas linhas, onde ocorre a
restrição). O ponto "via" deve ser um dos extremos das linhas - ou
seja, ambas as linhas devem ser quebradas nesse ponto antes de criar a
relação. Para quebrar no JOSM, selecione uma linha e um ponto e
pressione P.

A ordem com que você seleciona os elementos no JOSM faz diferença na
agilidade do mapeamento. Selecione a linha "from" antes da linha "to",
e também selecione o ponto "via", depois clique no botão "Create a new
turn restriction" no painel do plugin, ou use o atalho de teclado
equivalente (na minha máquina Linux é Alt+Shift+2). Fazendo assim, o
plugin automaticamente determina se a restrição é uma proibição de
virar à esquerda ou à direita. Na maioria das vezes, você não vai
precisar mudar, só dar um ok.

Eu logo aprendi que é importante testar o roteamento após modificá-lo
(pra garantir que nada foi esquecido ou que todos os membros estão
corretos em cada relação). Pra isso, sugiro usar o OSRM:
http://osrm.at/

Geralmente leva 1 ou 2 dias até que as suas alterações sejam
refletidas nesse sistema. O que eu costumo fazer é, para cada
cruzamento, testar todas as combinações de entradas e saídas
possíveis. Isso inclui principalmente onde é proibido fazer o retorno
(um caso frequentemente esquecido).

Se você tiver muita coisa para consertar, comece pelos cruzamentos ao
longo das vias principais/arteriais antes de entrar no detalhe do
interior dos bairros. Quase todas as restrições ocorrem nessas vias, e
também são as vias mais utilizadas.

A princípio, o membro "via" pode ser uma via também, mas nenhuma
aplicação suporta isso no momento. Alguns casos (especialmente em vias
com mãos separadas) podem exigir uma solução "criativa" temporária
desse tipo: http://www.openstreetmap.org/?box=yes&bbox=-51.2245329%2C-30.035696%2C-51.2248474%2C-30.0359277#map=19/-30.03581/-51.22469

(Nesse caso, essa é a única forma atualmente suportada por aplicações
para representar o seguinte: proibido fazer o retorno mas permitido
dobrar à esquerda.)

Pode ser útil (mas talvez não tanto quanto fazer os testes) essa
visualização das restrições atuais no mapa:
http://map.comlu.com/?zoom=15&lat=-30.035&lon=-51.231&layer=OSM%20Standard