[Talk-br] Fortaleza-CE

Segunda Outubro 28 19:38:44 UTC 2013

Os termos são meio confusos, mas o OSM na verdade permite 3 casos de
vias ciclísticas:
1. Cycling lane, quando não há separação física nem desnível da via
principal (acrescenta-se cycleway=lane à via principal)
2. Cycling track, quando há alguma separação física mas a faixa corre
paralelamente e próxima à via principal (acrescenta-se cycleway=track
à via principal)
3. Cycleway, quando a via é totalmente separada da via principal
(cria-se uma via paralela à principal, com a tag highway=cycleway)

Eu na verdade acho isso um pouco confuso, mas ok, cheguei tarde pra
participar da votação. :P
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:cycleway

Pelo menos aqui em PoA, o que se chama informalmente de "ciclofaixa" é
só o primeiro caso, e "talvez" "às vezes" também o segundo se a
separação for fácil de transpor, como no caso de tachões. Nesse caso
em Fortaleza, há um meio-fio separando a ciclovia da via principal,
mas ambas são paralelas e bem próximas ao longo de todo o percurso,
então cai no segundo caso.

Se fosse mapeado como no terceiro caso, também estaria correto e
certamente estaria melhor, mas acho que só faz sentido exigir que seja
assim quando se for mapear as calçadas em detalhe, com todas as suas
conexões com a via principal e com a ciclovia, ou quando o roteamento
para entrar e sair da ciclovia não for trivial (não é o caso de
Fortaleza). Não achas?