[Talk-br] RES: RES: Restrição de Conversão e além

Reinaldo Neves rneves em equacao.com.br
Terça Outubro 29 18:49:04 UTC 2013

Fernando,

Eu realmente possuo a base de dados do DNE referência 2013-08 devidamente
licenciada para efetuar processamento de bases de dados visando: Validar,
higienizar e eliminar duplicidades de registros de cadastros de endereços.
Para isso utilizamos um software de desenvolvimento próprio e prestamos este
serviço para diversos clientes da empresa onde trabalho.

Por restrição da licença de uso dos próprios correios eu não posso ceder
essa base de dados a terceiros, mas qualquer arquivo que eu venha a
processar pode receber essas informações resultantes sem problemas.
Inclusive já executamos este processo para algumas empresas de mapeamento e
elas utilizam o resultado desse processamento normalmente.

Evidente que não estou propondo 'vender' essa prestação de serviços para o
OSM, seria apenas uma contribuição da minha parte ao projeto.  Como muitos
me sinto incomodado com a apropriação que algumas entidades fazem de
informação que deveria ser pública para depois impor preço de venda e
restrições de uso.

Veja eu presto serviços de manutenção de cadastros desde que o correio
publicava e distribuía o Guia Postal Brasileiro com o intuito de melhorar a
qualidade de endereçamento das correspondência e agilizar o processo de
triagem eletrônica, em 2005 eles simplesmente trocaram o nome para Diretório
Nacional de Endereços, passaram a cobrar valores estratosféricos por isso e
impor restrições ao uso.  Infelizmente depois vim a descobrir que esta foi
uma manobra para de alguém apadrinhado querendo eliminar concorrência e isso
realmente tirou algumas empresas do mercado, não todas felizmente.  Em 2010
o correio alterou a politica de licenciamento do DNE   e com isso voltamos a
operar normalmente o processo de Auditoria de Endereços, hoje não tenho mais
que reportar a eles para quem efetuo o processo, ou a quantidade de
endereços ou mesmo quanto recebo ou deixo de receber pelo meu serviço.

Assim se for de interesse basta me enviar uma tabela com um identificador do
registro, o nome do logradouro, bairro, cidade, estado e cep, quanto mais
informação melhor para fazer o cruzamento com o DNE, que consigo devolver o
equivalente dessas informações no DNE.  Evidente que existem diferenças de
grafia em nome de logradouros e principalmente bairros, mas este processo
poderia resolver grande parte dos problemas de tipo de logradouros
mencionados pelo Marcelo, aqueles que não forem identificados permanecem em
branco para edição posterior.

Em também posso ao final do processo devolver no arquivo a informação
original OSM e a correspondente encontrada no arquivo do DNE, e com seu
conhecimento você poderia decidir qual informação sobe ou não para o banco
de dados OSM.

Se quiser pode inclusive me enviar um arquivo de teste, para ver se o
resultado é utilizável para o projeto.

Abraços

Reinaldo Neves